Atividade física e deficiência física: preferências, motivações e barreiras para a prática de atividade física
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p145Palavras-chave:
Deficiência Física, Motivação, Barreiras, Preferências.Resumo
OBJETIVO: Objetivou-se identificar as preferências, barreiras e motivações para a prática de atividade física por pessoas com deficiência física.
MÉTODOS: A pesquisa é de caráter qualitativo, do tipo descritivo. Participaram do estudo 34 indivíduos com deficiência física, 27 eram ativos e 7 inativos, com média de idades de 35,5 anos. Para as coletas dos dados, utilizaram-se questionários sobre preferência, motivações e barreiras para prática de atividade física.
RESULTADOS: A partir dos resultados, as preferências identificadas envolvem a prática esportiva, especialmente, o basquetebol em cadeira de rodas. Sobre as motivações, a dimensão saúde se sobressaiu como o fator motivacional mais citado. Quanto às barreiras, a falta de equipamentos disponíveis e adaptados foi a mais evidenciada para a prática de atividades físicas.
CONCLUSÃO: Estes resultados subsidiam a criação de atividades específicas considerando as preferências e as motivações apresentadas pelas pessoas com deficiência física, aliado à tentativa de minimizar as barreiras para esta prática.
Downloads
Referências
ARAÚJO, P. F. Desporto adaptado no Brasil. São Paulo: Phorte, 2011.
BALBINOTTI, M. A. A.; BARBOSA, M. L. L. inventário de motivação à pratica regular de atividade física (IMPRAF-54). Laboratório de Psicologia do Esporte. Universidade Federal do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2006.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, 2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acessado em: 28 de julho de 2019.
BROWN, S. A. Measuring perceived benefits and perceived barriers for physical activity. American Journal of Health Behavior, Oak Ridge, v. 29, n. 2, p. 107-116, 2005.
CARDOSO, V. D.; PALMA, L. E; ZANELLA, A. K. A motivação de pessoas com deficiência para a prática do esporte adaptado. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 15, n. 146, 2010. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd146/a-motivacao-para-esporte-adaptado.htm>. Acessado em: 29 de julho de 2019.
CESCHINI, F. L.; FIGUEIRA JUNIOR, A. Barreiras e determinantes para a prática de atividade física em adolescentes. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 15, n. 1, p. 29-36, 2008.
CHIAVENATO, I. Comportamento organizacional: a dinâmica do sucesso das organizações. Barueri: Manole, 2005.
CRATTY, B. J. Psicologia no esporte. Rio de Janeiro: Prentice-all, 1984.
FERRAZ, M. A. A preferência pela prática de atividades físicas e esportivas: uma abordagem psicofísica. 2005. 198 f. Tese (Doutorado em Ciências) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2005.
FRONTERA, W. R. Exercício físico e reabilitação. São Paulo: Artmed, 2001.
GIL, A. C. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
GREGUOL, M. Atividades físicas e esportivas e pessoas com deficiência. In: BOLZON, A.; GONZALEZ, J.; VELASCO, A.; OLIVEIRA, A. P. de; MANOEL, E. D. J.; IMPOLCETTO, F. M.; ...; DANTAS, L. E. P. B. T. Movimento é vida: atividades físicas e esportivas para todas as pessoas. Relatório De Desenvolvimento Humano do Brasil – PNUD. Brasília, 2017. p.16-375.
LOVISOLO, H. R. Estética, esporte e educação física. Rio de Janeiro: Sprint, 1997.
MACHADO, A. A. Psicologia do esporte: temas emergentes. Jundiaí: Ápice, 1997.
MARMELEIRA, J. F. F.; FERNANDES, J. M. G. A.; RIBEIRO, N. C.; TEIXEIRA, J. A.; GUTIERRES FILHO, P. J. B. Barreiras para a prática de atividade física em pessoas com deficiência visual. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 40, n. 2, p. 197-204, 2018.
MARTINS, M. O.; PETROSKI, E. L. Mensuração da percepção de barreiras para a prática de atividades físicas: uma proposta de instrumento. Revista Brasileira Cineantropometria e Desempenho Humano, Florianópolis, v. 2, n. 1, p. 58-65, 2000.
MELO, A. C. R.; LÓPEZ, R. F. A. O Esporte Adaptado. Lecturas: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 8, n. 51, 2002. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd51/esporte.htm>. Acessado em: 06 de novembro de 2018.
MINATTO, G.; GINAR, S.; FARES, D.; SANTOS, S. G. População e amostra/sujeitos da pesquisa. In: SANTOS, S. G (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa quantitativa aplicada a educação física. Florianópolis: Tribo da Ilha, 2011. p. 129-140.
NAHAS, M. V. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. Londrina: Midiograf, 2006.
NAHAS, M. V.; GARCIA, L. M. T. Um pouco de história, desenvolvimentos recentes e perspectivas para a pesquisa em atividade física e saúde no Brasil. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 24, n. 1, p. 135-48, 2010.
PAGANI, L. G. Análise motivacional de atletas do paradesporto de nível nacional. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, São Paulo, v. 6, n. 34, p. 330-5, 2012.
PALMA, L.; FECK, R.; PATIAS, B.; LONDERO, A.; BAGATINI, G.; DORNELES, M.; MACHADO, V. Aspectos Motivacionais para a prática de Atividade Física por pessoas com deficiência visual. Kinesis, Santa Maria, v. 35, n. 2, p. 43-9, 2017.
PALMA, L. E.; FECK, R. M.; PATIAS, B. C.; FRIEDRICH, F. Tendências competitivas de atletas de basquetebol em cadeira de rodas. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 14, n. 1, p. 51-7, 2016.
SAITO, S. P. D. Motivos que levam indivíduos portadores de deficiência visual a participarem de atividades desportivas adaptadas de alto nível. Revista Mineira de Educação Física, Viçosa, v. 15, n. 2, p. 20-32, 2007.
SAMPIERI, R. H.; COLLADO, C. F.; LUCIO, M. P. B. Metodologia de pesquisa. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SAMULSKI, D. Psicologia do esporte: um manual para educação física, fisioterapia e psicologia. São Paulo: Manole, 2002.
SANTOS, S. C.; KNIJNIK, J. D. Motivos de adesão à prática de atividade física na vida adulta intermediária. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 23-34, 2009.
SARRAZIN, P. G.; BOICHÉ, J. C. S.; PELLETIER, L. G. A self-determination approach to sport dropout. In: HAGGER, M.; CHATZISATANTIS, N. (Eds.). Intrinsic motivation and self-determination in exercise and sport. Champaign: Human Kinetics, 2007.
SERON, B. B.; ARRUDA, G. A. de; GREGUOL, M. Facilitadores e barreiras percebidas para a prática de atividade física por pessoas com deficiência motora. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Brasília, v. 37, n. 3, p. 214-21, 2015.
SILVA, F. F.; SILVA, J. A. da; DUIM, G. A. S.; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A.; ARAÚJO, P. F. de. Orientação motivacional de atletas usuários de cadeira de rodas. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 2, p. 13-19, 2019.
SOUZA, M. M. de; AIRES, H.; GONÇALVES, G. H. T.; BALBINOTTI, C. A. A. Mulheres no futsal: motivos que levam à prática. Kinesis, Rio Claro, v. 35, n. 3, p. 101-8, 2017.
THOMAS, J.R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed Editora, 2009.
TORRALBA, M. A.; VIEIRA, M. B.; E RUBIO, M. J. Motivos de La prácticadeportiva de atletas paralímpicos españoles. Revista de Psicología Del Deporte, Cerdanyola del Vallès, v. 26, n. 1, p. 49-60, 2017.
VASUDEVAN, V.; RIMMER, J. H.; KVIZ, F. Development of the barriers to physical activity questionnaire for people with mobility impairments. Disability and Health Journal, Amsterdam, v. 8, p. 547-56, 2015.
WHO. World Health Organization. International Classification of Functioning, Disability and Health (ICF). The World Bank, 2016. Disponível em: . Acesso em: 14 de junho de 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Direitor Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.