Reflexões de uma formação docente: educação física escolar articulada com educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.191.a25732Palavras-chave:
Esporte Orientação, Educação Física, Educação Ambiental.Resumo
INTRODUÇÃO: O texto apresenta abordagem sobre formação continuada com professores da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME), baseada em experiências com Esporte de Orientação que motivou a formulação de uma proposta interdisciplinar a ser desenvolvida nas Unidades Escolares.
OBJETIVO: Analisar a possibilidade de uma ação educativa entre a educação física escolar e a educação ambiental por meio de uma prática pedagógica com o esporte de orientação.
MÉTODOS: Foram oferecidas duas formações docentes, distribuição de um material didático (Cartilha Pedagógica do Esporte de Orientação) para o desenvolvimento das aulas práticas nas Unidades Escolares, e a viabilização de duas aulas externas em ambientes naturais para prática do esporte. Os professores de Educação Física que participaram deste processo formativo fizeram uma avaliação sobre as experiências oportunizadas com o Esporte de Orientação dentro e fora das Unidades Escolares.
RESULTADOS: A formação docente possibilitou vivências exitosas com a prática do Esporte de Orientação, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente natural. Para os professores, as experiências viabilizaram reflexões e discussões sobre um trabalho interdisciplinar para questões socioambientais e experiências inéditas m ambientes naturais para os estudantes.
CONCLUSÃO: A partir das experiências oportunizadas e avaliadas positivamente pelos professores, compreendeu-se a importância de ampliar e aprofundar a proposta pedagógica. Assim, a Coordenadoria de Projetos de Extensão Curricular (CPEC) da SME planeja e se organiza para desenvolver o Projeto #MAPA&AÇÃO, visando à materialização de ações pedagógicas que relacionam intrinsicamente educação, esporte e sustentabilidade através do Esporte de Orientação.
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