Reflexões de uma formação docente: educação física escolar articulada com educação ambiental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.191.a25732

Palavras-chave:

Esporte Orientação, Educação Física, Educação Ambiental.

Resumo

INTRODUÇÃO: O texto apresenta abordagem sobre formação continuada com professores da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro (SME), baseada em experiências com Esporte de Orientação que motivou a formulação de uma proposta interdisciplinar a ser desenvolvida nas Unidades Escolares.
OBJETIVO: Analisar a possibilidade de uma ação educativa entre a educação física escolar e a educação ambiental por meio de uma prática pedagógica com o esporte de orientação.
MÉTODOS: Foram oferecidas duas formações docentes, distribuição de um material didático (Cartilha Pedagógica do Esporte de Orientação) para o desenvolvimento das aulas práticas nas Unidades Escolares, e a viabilização de duas aulas externas em ambientes naturais para prática do esporte. Os professores de Educação Física que participaram deste processo formativo fizeram uma avaliação sobre as experiências oportunizadas com o Esporte de Orientação dentro e fora das Unidades Escolares.
RESULTADOS: A formação docente possibilitou vivências exitosas com a prática do Esporte de Orientação, tanto no ambiente escolar quanto no ambiente natural. Para os professores, as experiências viabilizaram reflexões e discussões sobre um trabalho interdisciplinar para questões socioambientais e experiências inéditas m ambientes naturais para os estudantes.
CONCLUSÃO: A partir das experiências oportunizadas e avaliadas positivamente pelos professores, compreendeu-se a importância de ampliar e aprofundar a proposta pedagógica. Assim, a Coordenadoria de Projetos de Extensão Curricular (CPEC) da SME planeja e se organiza para desenvolver o Projeto #MAPA&AÇÃO, visando à materialização de ações pedagógicas que relacionam intrinsicamente educação, esporte e sustentabilidade através do Esporte de Orientação.

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Biografia do Autor

Marion Costa da Silva, Secretaria Municipal de Educação (SME/RJ)

Mestre em Educação Física Escolar pela Universidade Estadual Paulista - Polo Rio de Janeiro (2020). Graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002). Especialização em Psicomotricidade pela Universidade Cândido Mendes (2005). Atualização em Tecnologia Educacional pela Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ(2013). Qualificação profissional em Tutoria Fundação CECIERJ / Consórcio CEDERJ(2017). Gestão pública Municipal pela Estácio de Sá (2017). Pós- Graduada em Educação Física Escolar na perspectiva Inclusiva pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Membro da equipe de Coordenação de Projetos de Extensão Curricular - CPEC/SME. Tem experiência na Área de Educação, com ênfase em Educação Física Escolar e Interdisciplinaridade na Educação Física, e Psicomotricidade atuando principalmente nos seguintes temas: Prática Corporal : Esporte Orientação , Educação Física Inclusiva.

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Publicado

24.02.2021

Como Citar

SILVA, M. C. da. Reflexões de uma formação docente: educação física escolar articulada com educação ambiental. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 1, p. 61–67, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.191.a25732. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/25732. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência