Análise estabilométrica do equilíbrio postural estático de crianças e jovens atletas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2022.26661

Palavras-chave:

Equilíbrio Postural, Taekwondo, Ginástica de Trampolim.

Resumo


INTRODUÇÃO: O equilíbrio postural estático é a capacidade de manter o centro de massa corporal dentro da base de sustentação. Trata-se de uma capacidade complexa, pois envolve ações coordenadas dos componentes biomecânicos, sensoriais e neuromotores. A estabilometria mensura variáveis relacionadas ao equilíbrio postural estático, por meio da quantificação de oscilações corporais nos eixos de deslocamentos anteroposteriores e laterolaterais do centro de pressão.
OBJETIVO: comparar o equilíbrio postural estático de atletas de taekwondo (TKD), ginástica de trampolim (GTR) e um grupo de escolares, e investigar se o treinamento esportivo melhora o equilíbrio postural estático.
MÉTODOS: Foram avaliados 34 lutadores amadores de taekwondo, 62 ginastas profissionais de trampolim e 21 alunos cursando o ensino fundamental. O teste estabilométrico foi realizado utilizando plataforma de força para coleta das seguintes variáveis: amplitude anteroposterior (AML-AP), amplitude médio-lateral (AMP-ML), área de deslocamento total (Área), velocidade anteroposterior (VEL-AP), velocidade médio lateral (VEL-ML), frequência anteroposterior (FREQ-AP), frequência médio-lateral (FREQ-ML).
RESULTADOS: Os testes revelaram diferenças significativas apenas na variável de oscilação FREQ-AP (Hz) entre o grupo de atletas de TKD (0,30±0,16) e escolares (0,22±0,07), que foi desprezada.
CONCLUSÃO: Assim, não foi possível afirmar que as práticas de TDK e GTR contribuem positivamente na capacidade de equilíbrio estático, pois não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas nas variáveis de oscilações dos grupos estudados.

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Biografia do Autor

Mateus Ibrahim Cardoso, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto

Escola de Educação Física, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Vinícius Camael Mapa Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto

Bacharelando em Educação Física pela Universidade Federal de Ouro Preto

Laryssa Fernandes Pereira Silva, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto

Escola de Educação Física, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Diego de Alcantara Borba, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Brasil

Universidade do Estado de Minas Gerais, Departamento de Ciências do Movimento Humano. Ibirité, MG, Brasil.

João Batista Ferreira Júnior, Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF SUDESTE MG), Campus Rio Pomba

Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais-Campus Rio Pomba, Rio Pomba-MG, Brasil

Izinara Cruz Rosse, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto

Professora adjunta da Escola de Farmácia, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, MG, Brasil.

Emerson Cruz de Oliveira, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto

Escola de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Lenice Kappes Becker, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto

Escola de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

Daniel Barbosa Coelho, Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Ouro Preto

Escola de Educação Física e Programa de Pós-Graduação em Saúde e Nutrição, Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto, Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

27.05.2022

Como Citar

CARDOSO, M. I.; SILVA, V. C. M.; SILVA, L. F. P.; BORBA, D. de A.; FERREIRA JÚNIOR, J. B.; ROSSE, I. C.; DE OLIVEIRA, E. C.; BECKER, L. K.; COELHO, D. B. Análise estabilométrica do equilíbrio postural estático de crianças e jovens atletas. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 20, p. e–26661, 2022. DOI: 10.36453/cefe.2022.26661. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/26661. Acesso em: 19 ago. 2022.