Jogos cooperativos numa 5ª série do ensino fundamental

Autores

  • Inácio Brandl Neto Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon
  • Jane Cristina do Nascimento Waldow Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE), Paraná

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2010.v9.n16.p85

Palavras-chave:

Cooperação, Jogos Cooperativos, Educação Física Escolar.

Resumo

O tema deste estudo está relacionado aos Jogos Cooperativos e o objetivo foi a análise desses jogos e os seus processos de inclusão numa 5º série do Ensino Fundamental de um Colégio Estadual de Guaíra/PR. Além disso, observou-se a contribuição na transformação individual dos alunos quanto ao modo de participar e jogar os Jogos Cooperativos nas aulas, valorizando diversos aspectos e não apenas o resultado do jogo, levando a reflexão sobre como os princípios dos Jogos Cooperativos podem contribuir para a formação de um aluno mais ativo, autônomo, reflexivo e participativo – objetivos da Educação e da Educação Física. Outra meta indireta foi buscar amenizar os conflitos e aprimorar as habilidades de convivência, possibilitando um ambiente favorável ao respeito pela singularidade de cada um. A pesquisa foi realizada através de questionário com 06 questões para uma turma de quinta série de 25 alunos, aplicado ao término da proposta de 10 aulas com atividades e jogos cooperativos. Os resultados encontrados nesta pesquisa evidenciam um fato fundamental observado, os alunos perceberam a importância de ajudar e serem ajudados nas atividades, entendendo que a cooperação, a união e o trabalho em grupo tornam as atividades mais prazerosas e interessantes.

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Publicado

16.08.2010

Como Citar

BRANDL NETO, I.; WALDOW, J. C. do N. Jogos cooperativos numa 5ª série do ensino fundamental. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 16, p. 85–96, 2010. DOI: 10.36453/cefe.2010.v9.n16.p85. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/2674. Acesso em: 19 abr. 2025.