Problematizando a masculinidade hegemônica no ensino/treino do futebol: relato de um projeto socio-esportivo liderado por uma entidade estudantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n2.27249

Palavras-chave:

Masculinidade hegemônica, Futebol, Pedagogia do jogo

Resumo

INTRODUÇÃO: As práticas esportivas são imbuídas por valores, crenças e concepções, que, se desprovidas de criticidade pedagógica, podem reforçar desigualdades de gênero, como as decorrentes da masculinidade hegemônica.
OBJETIVO: Relatar uma experiência educativa com vistas ao combate da masculinidade hegemônica no contexto esportivo, ancorada, teoricamente, pelo tripé de referenciais da Pedagogia do Esporte e a Pedagogia do Jogo.
MÉTODOS: O estudo está sustentado, metodologicamente, sustentado por uma perspectiva descritivo-exploratória, por expor condutas pedagógicas decorrentes de aulas de futebol em um projeto social esportivo, conduzido por universitários e universitárias, na cidade de Limeira (SP). 
RESULTADOS: A adoção de condutas didático-metodológicas, fundamentadas pela Pedagogia do Jogo, permitiram o desenvolvimento de conteúdos inerentes ao ensino e aprendizagem do futebol que, ao se distanciarem de concepções tradicionais de ensino, e dotadas de intencionalidades, fomentaram, também, problematizações e conscientizações sobre questões caras à justiça social, como a masculinidade hegemônica. 
CONCLUSÃO: Ao final do relato, foram articuladas, a partir dos baldrames pedagógicos que constituem a Pedagogia do Jogo, ações e intervenções que orientaram uma prática político-pedagógica contra hegemônica voltada ao esporte.

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Biografia do Autor

Luis Felipe Nogueira Silva, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE)

Lucas Isamu Tamashiro, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE)

Alcides José Scaglia, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Laboratório de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE)

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Publicado

24.06.2021

Como Citar

SILVA, L. F. N.; SANTOS, G. F.; SERVADIO, N. C.; TAMASHIRO, L. I.; SCAGLIA, A. J. Problematizando a masculinidade hegemônica no ensino/treino do futebol: relato de um projeto socio-esportivo liderado por uma entidade estudantil. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 2, p. 93–99, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n2.27249. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27249. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência