Educação física escolar: desafios e possibilidades na atualidade
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.28632Palavras-chave:
Educação Física escolar; produção do conhecimento;Resumo
Nesse último meio século, a educação física escolar apresentou grandes transformações que repercutiram em vários avanços e maior notoriedade para a área. No entanto, mesmo reconhecendo a sua importância, verifica-se que, em alguns momentos e situações, a disciplina ainda é estigmatizada de forma “inferiorizada” na comparação com outros componentes curriculares, sobretudo quando visualizada de maneira “simplista” e/ou “secundária”, associada ao jogo e recreação ou à “prática pela prática”, o que dificulta a sua legitimidade pedagógica.
À vista disso, ações e iniciativas vem sendo realizadas recorrentemente para fortalecer a educação física na escola, de forma a apresentar as possibilidades para a superação dos desafios da área, levando em consideração o conhecimento do passado, para o entendimento do presente e a projeção de perspectivas para o futuro.
Nesse direcionamento, a produção científica no campo da educação física escolar vem crescendo consideravelmente nos últimos anos e possibilitando a sinalização de novas propostas metodológicas e didáticas, de forma a oferecer alternativas que possam fortalecer e enriquecer a prática pedagógica dos professores que atuam no “chão da escola”.
Além disso, também é importante destacar que o século XXI tem sido evidenciado como sendo um momento de constante (re)aprender e (re)adaptar da sociedade mundial, tendo como auge a Pandemia Covid-19 nos anos de 2020 e 2021, instaurando uma das maiores crises sanitárias, com reflexos na economia e na organização sócio-política do mundo neste século. Esse período turbulento para a sociedade, educação e educação física moveu-nos para a necessidade de repensar das estratégias, dos saberes e dos conhecimentos que deveriam ser pautados nesse modelo posto, tanto na educação básica quanto para a formação de professores.
Considerando o exposto e compreendendo a necessidade de refletirmos de forma coletiva essa conjuntura atual e com impactos diretos na ação cotidiana dos professores de educação física, o grupo de pesquisadores da área entendeu como necessário um espaço para publicizar, dialogar e apresentar reflexões sobre a educação física escolar. Assim o Grupo de Extensão e Pesquisa em Educação Física Escolar (GEPEFE) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Educação Física Escolar e Políticas Educacionais (GEEFE) da Universidade Estadual de Maringá (UEM) se uniram para a construção desse dossiê temático denominado “Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade".
Para nossa alegria e satisfação, o dossiê teve grande interesse e contribuição dos grupos e pesquisadores da educação física escolar de todo o Brasil e até mesmo a colaboração de professores vinculados com a Universidade de Coimbra – Portugal. Ao total, o dossiê teve 32 artigos aprovados, escritos por 112 autores, contemplando 11 estados de todas as regiões do Brasil e com o envolvimento de 34 instituições de ensino superior.
Os artigos possibilitaram a discussão de uma diversidade de temas emergentes na educação física escolar e que poderão desencadear ricas possibilidades de atuação pedagógica. Os principais temas abordados nos artigos que compuseram esse dossiê são os seguintes: questões raciais, gênero, inclusão, deficiência, preconceito, bullying, corpo, cultura corporal, motivação, bem-estar docente, formação inicial e continuada, condições de trabalho de professores, programas de formação (Pibid e Residência Pedagógica), Base Nacional Comum Curricular, práticas pedagógicas (planejamento, intervenção e avaliação), unidades temáticas (brincadeiras e jogos, esportes, ginásticas, danças, lutas e práticas corporais de aventura), temas transversais, etapas da educação básica (educação infantil, ensino fundamental – anos iniciais e finais - e ensino médio), educação de jovens e adultos, desafios da pandemia, ensino remoto e produção científica na educação física escolar.
Não poderíamos deixar de mencionar o importante papel voluntário da colaboração de um grande quantitativo de avaliadores (revisores) Ad Hoc, que por meio de uma política de revisão duplo-cego por pares do Caderno de Educação Física e Esporte da Unioeste, contribuíram com a avaliação e elaboração de pareceres minuciosos para a qualificação e enriquecimento dos artigos. Aos avaliadores desse dossiê, o nosso muito obrigado!
Por fim, convidamos à todos para que desfrutem de agradáveis leituras dos artigos desse dossiê para conhecer os desafios atuais e as possibilidades de superação na educação física escolar. Boa leitura!
Downloads
Referências
.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Direitos Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.