v. 19 n. 3 (2021): Caderno de Educação Física e Esporte

					Visualizar v. 19 n. 3 (2021): Caderno de Educação Física e Esporte
Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade
Publicado: 01.09.2021

Apresentação do Dossiê

  • Educação física escolar: desafios e possibilidades na atualidade

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.28632
    Arestides Pereira da Silva Júnior, Vânia de Fátima Matias de Souza
    9-10

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade

  • Residência Pedagógica espelhada na Residência Médica: formação de professores sob nova perspectiva?

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.26966
    Eduard Angelo Bendrath, Jaqueline Rocha dos Reis
    11-17
  • O lugar da cultura negra, afro-brasileira e indígena nas aulas de Educação Física

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.26982
    Daniel Teixeira Maldonado, Marcos Garcia Neira
    19-25
  • O preconceito na educação física escolar: percepção de professores da rede pública de município do sul do Brasil

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27420
    Maiara Scheila Freitas Santos, Fabiana Celente Montiel, Felipe Fernando Guimarães da Silva, José Antônio Bicca Ribeiro, Mariângela da Rosa Afonso, Fernanda de Souza Teixeira
    27-33
  • Formação inicial e a educação física escolar: a contribuição do PET/ESEF na mediação deste processo

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27463
    Deborah Kazimoto Alves, Larissa Frank Hartwig, Clara Zillig Echenique, Mariângela da Rosa Afonso, José Antonio Bicca Ribeiro
    35-42
  • Avaliação em educação física escolar: novos ou velhos parâmetros?

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27499
    Iris Reis Souza, Moisés Sipriano Resende
    43-49
  • Desafios impostos às aulas de educação física na pandemia: caminhos para a ressignificação do trabalho docente

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27461
    Evando Carlos Moreira, Raquel Stoilov Pereira
    51-57
  • A percepção dos gestores das escolas de ensino médio em Fortaleza sobre a importância da educação física como componente curricular

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27514
    Danilo Bastos Moreno, César Augusto Barroso de Andrade, Maria Emanuela Cordeiro Alves, Leonardo Coelho Rodrigues
    59-64
  • Aspectos relacionados à atuação de professores/as de educação física durante o ensino remoto na pandemia da Covid-19

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27592
    Márcia Franciele Spies, Cielle Amanda de Sousa e Silva, Geisan Munique Giovanetti Gomes, Mariza Antunes de Lima, Guilherme da Silva Gasparotto
    65-70
  • A mudança de compreensão sobre a educação física escolar a partir da participação no Programa Residência Pedagógica

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27634
    Robson Machado Borges, Diego Francisco Lorencena de Oliveira, Maria Regina Johann
    71-78
  • A motivação de alunos do ensino fundamental e médio para as aulas de educação física

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27509
    Gabriel Silva Badan, Guilherme Futoshi Nakashima Amaro, Igor Fabricio dos Santos Oliveira, Caroline Carneiro Xavier, Lenamar Fiorese, Luciane Cristina Arantes, Andressa Ribeiro Contreira
    79-85
  • Infraestrutura, materiais e práxis pedagógica em Educação Física: memórias autobiográficas a partir do Programa Residência Pedagógica

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27566
    Camila Rafaela da Silva, Marcos Vinicius Francisco, Thaís Godoi de Souza
    87-93
  • Os desafios enfrentados pelos professores de educação física na rede estadual de ensino de Ponta Grossa – Paraná

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27633
    Mariana Gaburro Cordeiro, Diego Petyk de Sousa, Erica Fernanda de Paula, Alfredo Cesar Antunes
    95-100
  • Bullying: percepções no âmbito escolar na visão dos futuros profissionais

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27502
    Nairana Cristina Santos Freitas, Rodrigo Reis Moraes, Aníbal de Magalhães Neto, Patrícia Chaves de Araújo do Socorro
    101-107
  • Prática educativa de professores de educação física e os conteúdos abordados em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27456
    Vitor Silva Gonçalves, Leonardo da Fonseca Rocha, Sérgio de Oliveira Júnior, Victor Julierme Santos da Conceição, Francisco Emílio de Medeiros
    109-115
  • Educação Física Escolar e o aluno com deficiência: a formação continuada em questão

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27362
    Jonatan Rogério Trindade Faria, Gabriela Simone Harnisch, Douglas Roberto Borella
    117-123
  • Influências, implicações e resquícios das proposições didático-pedagógicas críticas da Educação Física escolar brasileira na Base Nacional Comum Curricular

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27511
    Larissa Gandarela, Bianca Raquel dos Santos Silveira, Beatriz Barreto e Silva, Josefa Graziele Santos Santana, Laís Vitória Souza Silva Santos, Cristiano Mezzaroba
    125-133
  • Itinerância, intensificação e condições de trabalho de professores de educação física escolar como condicionante de motivação e bem-estar docente

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27654
    Susana Hahn, Arestides Pereira da Silva Junior, Carlos Seibert, Dartel Ferrari de Lima, Jorge Both, Oldemar Mazzardo, Adelar Aparecido Sampaio
    135-142
  • Práticas de avaliação de professores de educação física na educação infantil em um município da região oeste do Paraná

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27661
    Evandra Hein Mendes, Jacquelline Cabral Garcia
    143-148
  • A prática da capoeira no ambiente escolar para a formação integral do aluno: uma revisão sistemática

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27189
    Juliana Terra Ribeiro, Luis Felipe Milano Teixeira, Fabrício Teixeira Garramona
    149-156
  • Produção científica sobre Educação Física na perspectiva do professor da educação básica: um olhar a partir dos periódicos da área

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27627
    Beatriz Teixeira Fernandes, Kerolen Modena Alves, Ana Luíza Barbosa Anversa, Vânia de Fátima Matias de Souza, Patric Paludett Flores
    157-165
  • Atividades circenses na Educação Física escolar: análise sistemática da produção bibliográfica (2016-2020)

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27491
    Gilson Santos Rodrigues, Caroline Capellato Melo, Thaísa Rittmeister Mazzeu, Marco Antonio Coelho Bortoleto
    167-173
  • Oficinas temáticas na educação física escolar

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27063
    Luciana Santos Collier
    175-181
  • Lendo o mundo nas aulas de educação física no ensino médio: por uma ecologia de saberes contra-hegemônicos sobre as práticas corporais e o corpo

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27119
    Daniel Teixeira Maldonado, Uirá de Siqueira Farias, Valdilene Aline Nogueira
    183-190
  • Formação inicial docente durante a pandemia: um relato de experiência de uma residente a partir do Programa Residência Pedagógica em Educação Física

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27496
    Thais Maria de Souza Silva, Carla Cristiane da Silva, Daniel Maciel Crespilho, Flávia Évelin Bandeira Lima
    191-197
  • O ensino das práticas de aventura e a contextualização da determinação social da saúde

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27473
    Regina Queiroz Silva, Leonardo Carlos de Andrade, Isaac Neves de Lima, Katiane dos Santos Costa
    199-204
  • As práticas corporais de aventura nas aulas de educação física durante o ensino remoto: planejando o movimentar-se com a prancha de equilíbrio

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27630
    Kauana Possamai, Pedro Henrique Monticelli da Luz, Rogério Santos Pereira, Isadora Vieira Prates, Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare
    205-212
  • (Re)significando a educação física escolar no ensino médio: a partir do planejamento de ensino de jogos populares

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27258
    Camila Rubira Silva
    213-219
  • Educação física escolar e educação de jovens e adultos: desafios da docência no ensino remoto emergencial

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27629
    Wagner César Pinheiro Costa, Willian Lazaretti da Conceição
    221-226
  • Orientação: um tesouro pedagógico das práticas corporais de aventura

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27476
    Denise Correa Luz, Amauri Aparecido Bássoli Oliveira
    227-231
  • Educação física e suas possibilidades no ensino remoto: relato de uma escola privada

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27581
    Patrícia da Rosa Louzada da Silva, Patrícia Silva Yuk Schild, João Gilberto Mattos Giusti, Eraldo dos Santos Pinheiro
    233-239
  • A legitimação da educação física escolar: a cultura corporal de movimento como linguagem e condição de possiblidade de conhecimento

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27089
    Luis Eugênio Martiny, Larissa Zanetti Theil, Eloy Maciel Neto
    241-247
  • Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire na Educação Física escolar - Relações e possibilidades diante da BNCC

    https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27411
    Carlos Eduardo Bizzocchi, Júlia Félix de Oliveira
    249-255