Treinadores e treinadoras de esportes de raquete: uma revisão da produção científica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29315

Palavras-chave:

revisão, treinador, esportes com raquete

Resumo

INTRODUÇÃO: As produções científicas com o foco em treinadores/as esportivos no Brasil têm apresentado uma crescente em especial a partir de 2008, principalmente em esportes coletivos. Entretanto não foi apresentado uma revisão científica sobre treinadores/as dos principais esportes de raquete.
OBJETIVO: Analisar a produção científica sobre treinador/a de esportes de raquete a partir das revistas anexadas no Portal de Periódicos CAPES.
MÉTODOS: Utilizando o estado da arte, as buscas foram realizadas nas revistas anexadas à área 21 do Portal de Periódicos CAPES. Após um processo de seleção das revistas totalizando 26 revistas classificadas de A1 a B3, utilizamos os seguintes termos: “badminton”, “tênis”, “tênis de mesa”, “squash”, “esportes de rede”, “esportes de raquete”, “esportes com raquete”. Os termos foram utilizados em português, inglês e espanhol e os artigos publicados até dezembro de 2018 classificados como originais ou revisão foram selecionados. Dos 1061 artigos que apresentavam os critérios de inclusão da busca, 207 foram selecionados como tratando de esportes de raquete, sendo que apenas 7 apresentavam o treinador/a de esportes de raquete como tema principal.
RESULTADOS: O tênis e o tênis de mesa se manifestaram como os esportes de raquete mais estudados com o foco no treinador/a. Os temas estudados foram: comportamento, pensamento, avaliação e características do treinador/a. A maioria dos estudos foram publicados em revistas de alta classificação (Qualis A1 e A2) em idiomas como o inglês e espanhol, enquanto apenas um estudo foi publicado em uma revista brasileira e no idioma português.
CONCLUSÃO: A pequena produção científica sobre treinadores/as de esportes de raquete, principalmente a nível nacional, apresenta-se como um potencial área para o desenvolvimento de futuros trabalhos com enfoque nas modalidades que não apresentaram nenhuma produção científica (badminton e squash) como também em outros temas de estudos, por exemplo o desenvolvimento de treinadores/as de esportes de raquete.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARREIRA, J.; GONÇALVES, M. C. R.; MEDEIROS, D. C. C.; GALATTI, L. R. Produção acadêmica em futebol e futsal feminino: estado da arte dos artigos científicos nacionais na área da educação física. Movimento, v. 24, n. 2, p. 607-18, 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.80030

CASTRO, S. B. E.; MORO, B. R. N. L.; DA SILVEIRA, L. R. T.; MEZZADRI, F. M. O estado da arte em políticas sociais de esporte e lazer no Brasil (2000-2009). Pensar a Prática, v. 15, n. 2, p. 531-45, 2012. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v15i2.13823

CIAMPOLINI, V.; MILISTETD, M.; BRASIL, V. Z.; NASCIMENTO, J. V. D. Teaching strategies adopted in coach education programs: analysis of publications from 2009 to 2015. Journal of Physical Education, v. 30, n. 1, p. 01-14, 2019. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v30i1.3006

LAXTON, D. B. A systematic observation of more and less successful high school tennis coaches. Journal of Teaching in Physical Education, v. 7, n. 4, p. 302-10, 1988. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.7.4.302

CORREIA, W. R.; FRANCHINI, E. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, v. 16, n. 1, p. 1-9, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.5016/1980-6574.2010v16n1p01

CORTELA, C. C.; GONÇALVES, G. H. T.; KLERING, R. T.; BALBINOTTI, C. A. A. O “Estado da Arte” das publicações sobre tênis em periódicos nacionais. Coleção Pesquisa em Educação Física, v. 15, n. 2, p. 143-51, 2016. Disponível em: https://www.fontouraeditora.com.br/periodico/upload/artigo/1253_1505311294.pdf

FAVARI, K. B. C.; SILVA, L. F. N.; MOTTA, M. D. C.; CUNHA, L. D.; GALATTI, L. R. Percurso de formação professional de treinadores e treinadoras de basquetebol de jovens. Corpoconsciência, v. 25, n. 2, p. 53-70, 2021. DOI: https://doi.org/10.51283/rc.v25i2.11404

DE KNOP, P. Relationship of specified instructional teacher behaviors to student gain on tennis. Journal of Teaching in Physical Education, v. 5, n. 2, p. 71-8, 1986. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.5.2.71

DUFFY, P.; HARTLEY, H.; BALES, J.; CRESPO, M.; DICK, F.; VARDHAN, D.; NORDMANN, L; CURADO, J. Sport coaching as a ‘profession’: challenges and future directions. International Journal of Coaching Science, v. 5, n. 2, p. 93-124, 2011. Disponível em: https://www.icce.ws/_assets/files/documents/Sport_coaching_as_a_profession-full_paper.pdf

FERREIRA, N. S. A. As pesquisas denominadas estado da arte. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257-72, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

FRANCHINI, E.; VECCHIO, F. B. D. Estudos em modalidades esportivas de combate: estado da arte. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, p. 67-81, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000500008

GALATTI, L. R.; BETTEGA, O. B.; BRASIL, V. Z.; SOBRINHO, A. E. P. S.; BERTRAM, R.; TOZETTO, A. V. B.; RODRIGUES, H. A.; COLLET, C.; NASCIMENTO, J.; MILISTETD, M. Coaching in Brazil - Sport coaching as a profession in Brazil: an analysis of the coaching literature in Brazil from 2000 - 2015. International Sport Coaching Journal, v. 3, n. 3, p. 316-31, 2016. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2015-0071

GILBERT, W. D.; TRUDEL, P. Analysis of coaching science research published from 1970–2001. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 75, n. 4, p. 388-99, 2004. DOI: https://doi.org/10.1080/02701367.2004.10609172

HERNÁNDEZ, F. J. M.; ROMERO, F. A; VAÍLLO, R. R.; CAMPO, V. D. D. Visual behaviour of tennis coaches in a court and video-based conditions. Revista Internacional de Ciencias del Deporte, v. 2, n. 5, p. 29-41, 2006. DOI: https://doi.org/10.5232/ricyde2006.00503

ICCE. International Council for Coaching Excellence. International Sport Coaching Framework Version 1.2. Champaign: Human Kinetics, 2013.

KNIGHT, C. J.; HARWOOD, C. G. Exploring parent-related coaching stressors in British tennis: A developmental investigation. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 4, n. 4, p. 545-65, 2009. DOI: https://doi.org/10.1260/174795409790291448

LEES, A. Science and the major racket sports: a review. Journal of Sports Sciences, v. 21, p. 707-32, 2003. DOI: https://doi.org/10.1080/0264041031000140275

LIMA, M. B. N. D.; ANDRADE, A.; VASCONCELLOS, D. I. C.; FARIA, M. B. D. Perfil da formação inicial e permanente de treinadores de tênis de alto rendimento do Brasil. Pensar a Prática, v. 17, n. 1, p. 1-18, 2014. DOI: https://doi.org/10.5216/rpp.v17i1.13276

LYLE, J. Sports coaching concepts: A framework for coaches’ behaviour. London: Routledge; 2002.

MOTTA, M. D. C.; LIMA, L. A.; GALATTI, L. R. Squash e o Desconhecimento Científico sobre o Treinador: evidências a partir de uma revisão sistemática. In: I Congresso Internacional de Pedagogia do Esporte (CONIPE), Campinas. Anais… Cuiabá: Faculdade de Educação Física da Universidade Federal de Mato Grosso (FEF/UFMT), 2016. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/view/327/5 Acesso em: 25/01/2021.

MOTTA, M. D. C.; BARREIRA, J.; CORTELA, C. C.; GALATTI, L. R. Knowledge and competences of racket sport coaches: what do they think and know? International Journal of Racket Sports Science, v. 3, n. 1, p. 28-36, 2021. DOI: https://doi.org/10.30827/Digibug.71157

NASH, C.; CULVER, D.; KOH, K. T.; THOMPSON, M.; GALATTI, L. R.; DUARTE, T. The coaching journey: learning as lifelong and life wide. In: THELWELL, R.; DICKS, M. (Orgs.). Professional advances in sports coaching: research and practice. London: Routledge, 2018. p. 44-61.

NORTH, J.; CALLARY, B.; DIEFFENBACH, K.; GALATTI, L. R.; LARA-BERCIAL, S.; NASH, C.; O’CONNOR, D. A reflection on the state of sport coaching research, its community, and representation: The 2020 International Council for Coaching Excellence Research Committee. International Sport Coaching Journal, v. 1, n. 3, p. 1-9, 2021. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2021-0041

PIRES, G. D. L. A pesquisa em educação física e mídia nas ciências do esporte: um possível estado atual da arte. Movimento, v. 9, n. 1, p. 9-22, 2003. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2660

SHERIDAN, M. P. “Could and should sport coaching become a profession? some sociological reflections”: A commentary. International Sport Coaching Journal, v. 1, n. 1, p. 46-9, 2014. DOI: https://doi.org/10.1123/iscj.2013-0034

SIMÕES, R.; MOREIRA, W. W.; CHAVES, A. D.; SANTOS, S. P.; COELHO, A. L.; CARBINATTO, M. V. A produção acadêmica sobre ginástica: estado da arte dos artigos científicos. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 30, n. 1, p. 183-98, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-55092016000100183

TOSIM, A.; GALATTI, L.R.; MONTAGNER, P.C. Contextos formais de aprendizagem de treinadores e treinadoras de nível nacional e internacional de goalball. Educación Física y Ciencia, v. 23, n. 4, p. 1-10, 2021. DOI: https://doi.org/10.24215/23142561e202

VIEIRA, L. F.; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. D.; VIEIRA, J. L. L. O estado da arte da pesquisa em psicologia do esporte no Brasil. Revista de Psicología del Deporte, v. 22, n. 2, p. 501-7, 2013. Disponível em: https://archives.rpd-online.com/article/download/v22-n2-vieira-nascimento-vieira/1291-4362-1-PB.pdf

VOHLE, F. Cognitive tools 2.0 in trainer education. International Journal of Sports Science & Coaching, v. 4, n. 4, p. 583-94, 2009. DOI: https://doi.org/10.1260/174795409790291367

WEBSTER, C. A.; CONNOLLY, G.; SCHEMPP, P. G. The finishing touch: anatomy of expert lesson closures. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 14, n. 1, p. 73-87, 2009. DOI: https://doi.org/10.1080/17408980701712056

WERTHNER, P.; CULVER, D.; TRUDEL, P. An examination of a large-scale coach education program from a constructivist perspective. In: SCHINKE, R. (Org.). Sport Psychology Insights. Nova Science Pub, 2012. p. 337-55.

Downloads

Publicado

09.05.2023

Como Citar

CARDOSO, C.; DEL CORTO MOTTA, M.; BELLI, T.; GALATTI, L. R. Treinadores e treinadoras de esportes de raquete: uma revisão da produção científica. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e29315, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.29315. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/29315. Acesso em: 29 mar. 2024.