v. 21 (2023): Caderno de Educação Física e Esporte

					Visualizar v. 21 (2023): Caderno de Educação Física e Esporte

Publicação Contínua

Publicado: 01.01.2023

Artigo Original

  • Perfil de escolares adolescentes sobre a percepção de saúde e comportamentos de risco

    Maria Claudia Pereira Learte, Claudio Fernando Gomes Gonçalves, Adriana Machado Lima, Irineu de Sousa Junior, Cyntia Meneses de Sá Sousa
    e31994
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31994
  • O profissional de educação física no discurso da Política Nacional de Saúde Mental

    Débora Braga Chaves Gadelha, Percy Antonio Galimbertti Catanio
    e31830
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31830
  • A influência da educação física escolar na escolha do esporte de rendimento de atletas adultos

    Thiago Medeiros da Costa Daniele
    e31696
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31696
  • Impacto da pandemia por COVID-19 sobre questões econômicas e de marketing dos profissionais de educação física

    Tatiana dos Santos, Andressa de Oliveira Ribeiro, Higino Carlos Hahns-Júnior, Michael Macedo Diniz, Gislaine Satyko Kogure, Ronan Torres Quintão, Arthur Zecchin, Victor Barbosa Ribeiro
    e31307
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31307
  • Comparação da incidência de lesões e dor entre praticantes de CrossFit® e praticantes de treinamento com pesos

    Mariana Silva, Micael Cruz, Nathan Coelho, Patrick Avelino, Kênia Parreiras Menezes
    e31278
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31278
  • Avaliação de um teste progressivo de campo para a determinação da potência aeróbia em jogadores de goalball

    Isabella Alves, Carlos Augusto Kalva-Filho, Carlos Dellavechia de Carvalho, Danilo Rodrigues Bertucci, Julia Causin Andreosi, Felipe Alves Ribeiro, Jônatas Augusto Cursiol, Ciro Winckler, Marcelo Papoti, Márcio Pereira Morato
    e30137
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30137
  • Características essenciais para a atuação de um coach de Crossfit® sob a perspectiva dos praticantes da modalidade

    Daniela Maysa de Souza, Gabriela Frischknecht Petters, Luana Wamser, Roberta Melchioretto Ostermann
    e31309
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31309
  • Prevalência, fatores motivacionais e associados à prática de atividade física durante o 2º lockdown no Ceará, Nordeste do Brasil

    Evanice Avelino de Souza, Felipe Rocha Alves, Antônio Anderson Ramos de Oliveira, Davi Sales Lopes, Ana Patrícia Freires Caetano
    e30982
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30982
  • Relações de gênero sobre os valores morais associados ao fair play de atletas de futebol

    Aniele Noll, Adroaldo Gaya
    e30814
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30814
  • Narrativas de protagonismo, o judoca Willy Schneider

    Walter Reyes Boehl, Mauro Castro Ignácio
    e30030
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30030
  • Situações etnográficas reversas: reflexões sobre construções culturais no contexto futebolístico

    Walter Reyes Boehl, Mauro Myskiw
    e31058
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31058
  • Presencial ou EaD? O panorama da formação superior em Educação Física na Região do Vale do Ivaí, Paraná

    João Pedro Ribeiro Demarco, Eduard Angelo Bendrath
    e30872
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30872
  • Saltos básicos do solo da ginástica artística: quais são, como executá-los e avaliá-los?

    Flávia Porto, Beatriz Helena Ramos Reis, Samira Bulcão Carvalho Domingues, Jonas Lírio Gurgel
    e30713
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30713
  • Análise do esporte na política universitária de assistência estudantil na Universidade Federal do Oeste da Bahia – UFOB

    Pablo Rogério da Silva Vieira, Pedro Fernando Avalone Athayde
    e30692
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30692
  • A intenção de uso de tecnologia por acadêmicos de Educação Física de uma universidade do Rio Grande do Sul - Brasil

    Adriano Cassoli da Silva, Marcelo Curth, Luis Eurico Kerber, Pedro Gil Frade Morouço
    e30143
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30143
  • Atuação em lazer do profissional de educação física: um mar de oportunidades no “Mar de Minas”?

    Álisson Vinícius Ramos de Oliveira, Gabriela Baranowski-Pinto
    e29936
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29936
  • Contribuição do estágio curricular em educação especial na autopercepção dos licenciandos em educação física

    Louise Hocama, Nilton Munhoz Gomes, Jorge Both
    e29562
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29562
  • Indicadores multidimensionais do potencial esportivo de jovens handebolistas

    Emerson Filipino Coelho, Pedro Henrique Lima de Oliveira, Rodrigo Galante dos Santos, Iago Moraes de Aragão , Luciano Miranda, Renato Melo Ferreira, Francisco Zacaron Werneck
    e29512
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29512
  • As normas do estágio curricular supervisionado em educação física nas universidades públicas de Pernambuco

    Maria Sergiane Ribeiro e Silva, João Gabriel Eugênio Araújo, Diego Luz Moura
    e28955
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.28955

Artigo de Revisão

  • Desenvolvendo-se com a capoeira na escola: revisão sistemática

    Paulo Carvalho de Alencar, Maria da Conceição Rodrigues Vasconcelos Fernandes, Fabiana de Andrade Ferreira Vasconcelos, Marcos Antonio do Nascimento
    e31491
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31491
  • O esporte e a ressocialização de ex-presidiários: uma revisão integrativa

    Breno da Silva Sousa, José Airton dos Santos Júnior, Gabriel Oliveira do Nascimento, Felipe Ferreira da Silva, Lais Raiane Feitosa Melo Paulino
    e30806
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30806
  • Metodologias ativas aplicadas à formação do profissional de educação física: uma revisão integrativa

    Gislaine Satyko Kogure, Anderson Gregório Joaquim, Camila de Moraes , Victor Barbosa Ribeiro, Ligia Bueno Zangali Carrasco
    e30531
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30531
  • Crescimento físico e maturação em atletas de ginástica artística: uma revisão sistemática

    Gabriel Ronchini Montalvão Martins, Maiara Cristina Tadiotto, Pauline Peixoto Iglesias Vargas, André Mendes Capraro, Neiva Leite
    e27963
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.27963
  • Preocupações pedagógicas de estudantes em formação inicial e sua relação com os estágios curriculares supervisionados: uma revisão sistemática

    Isabella Caroline Belem, Jorge Both
    e29519
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29519
  • Treinadores e treinadoras de esportes de raquete: uma revisão da produção científica

    Camila Cardoso, Mairin Del Corto Motta, Taisa Belli, Larissa Rafaela Galatti
    e29315
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29315
  • Taxa de lesões de ligamento cruzado anterior em jovens atletas de futebol: uma revisão sistemática

    Gustavo Api, Elto Legnani, Astrid Pfeiffer, Alex Inácio Nunes, Camila Suota, Rodrigo Baumann Velho, Diogo Bertella Foschiera, Rosimeide Francisco dos Santos Legnani
    e29113
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29113
  • Incidência de lesões osteomioarticulares em atletas amputados: uma revisão de literatura

    Alyne Casali da Silva, Lilian Catarim Fabiano, Débora Dei Tos
    e28939
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.28939

Relato de Experiência

  • A docência na educação infantil: um olhar a partir do estágio supervisionado em educação física

    Lauryn Nunes de Quadros, Camila Bressan Fogaça, Rogério Santos Pereira, Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare
    e30652
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30652
  • Educação física escolar no município de Paiçandu (PR): fatos, conquistas e desafios da consolidação em 2016 aos dias atuais em 2022

    Gilson Firmino de Goes, Saulo Testa
    e29844
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29844
  • O surf em tempos de aprendizagens remotas: experiências do estágio curricular supervisionado em Educação Física

    Camila Fernanda Pena Pereira, Samara Rubia Silva, Mayrhon José Abrante Farias, Ernesto Vandré Teixeira Madeira
    e29595
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29595
  • Estágio curricular obrigatório no curso de bacharelado em Educação Física com supervisão docente presencial

    Marcos Roberto Queiroga, Sandra Aires Ferreira, Danilo Fernandes da Silva, Vinicius Muller Reis Weber, Timothy Gustavo Cavazzoto, Diego Bessa Bessa Dantas, Poliana Piovezana dos Santos, Angélica Miki Stein
    e29564
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29564

Ensaio

  • “Da Educação Física”: o projeto de reforma do ensino primário de Rui Barbosa nos programas de ensino de colégios brasileiros

    Ariza Maria Rocha
    e30502
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30502
  • Reflexões sobre a pesquisa em Educação Física: aproximações com a fenomenologia e a etnografia

    Daiana Machado, Thiago Villa Lobos Mantovani, Isabel Filgueiras, Elisabete dos Santo Freire
    e30238
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30238
  • Esportes de raquete e suas possibilidades para as pessoas com deficiência

    Aline Miranda Strapasson, Marta Cristina Lopes, Rosana Pacheco da Fonseca
    e30178
    https://doi.org/10.36453/cefe.2023.30178