Preocupações pedagógicas de estudantes em formação inicial e sua relação com os estágios curriculares supervisionados: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29519

Palavras-chave:

Preocupações pedagógicas, Estágio Supervisionado, Universitários

Resumo

OBJETIVO: O objetivo desta investigação foi realizar uma revisão sistemática sobre os estudos que analisaram as preocupações pedagógicas de estudantes estagiários do curso de Educação Física.
MÉTODOS: As buscas e a seleção dos artigos foram realizadas pela pesquisadora responsável, entre os meses de fevereiro e julho de 2022 nas bases de dados: Ebsco, Scopus, Web of Science, Scielo e Lilacs. Foram analisadas publicações do ano de 1985 a julho de 2022. Encontrou-se 1.482 artigos, dos quais 14 artigos atendiam aos critérios de inclusão.
RESULTADOS: Os estudos analisados apontaram que as preocupações docentes estão relacionadas a relacionadas a prática docente, fatores sociodemográficos e aspectos psicológicos como ansiedade, esperança, medo. As maiores preocupações dos estudantes foram quanto a sua sobrevivência o campo de trabalho, ou seja, consigo. E ainda quanto ao impacto da tarefa, o que está relacionado aos problemas vivenciados durante a docência, sobretudo com os aspectos sociais, cognitivos e emocionais dos alunos.
CONCLUSÃO: Conclui-se o início na docência é permeado de preocupações, e que no caso de estudantes em situação de estágio estas podem ocorrer em dois extremos de acordo com a Teoria proposta por Fuller e Bown (1975), sendo estas consigo e com o impacto da tarefa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKUFFO, P. B. A descriptive analysis of the roles, responsabilities, and concerns of adapted physical education teachers in a urban school district. 2005. 314f. Dissertação (Mestrado) - The Ohio State University Dissertation, Ohio, 2005. Disponível em: https://etd.ohiolink.edu/apexprod/rws_etd/send_file/send?accession=osu1124301495&disposition=inline

BATILANI, T. G.; BELEM, I. C.; BOTH, J. Diferentes perfis de motivações e preocupações dos estudantes de educação física. Movimento, v. 24, n. 2, p. 619-32, 2018. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.74947

BEHETS, D. Concerns of preservice physical education teachers. Journal of Teaching in Physical Education, v. 10, n. 1, p. 66-75, 1990. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.10.1.66

BOGGESS, T. E.; McBRIDE, R. E.; GRIFFEY, D. C. The concerns of physical education student teachers: a developmental view. Journal of Teaching in Physical Education, v. 4, n. 3, 202-11, 1985. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.4.3.202

BOTH, E. Reconsidering Fuller’s concerns-based model of teacher development: Comparing regular and academic student teachers changing concerns. Master Thesis (Master Degree in Education) - Utrecht University, Utreque, 2010. Disponível em: https://studenttheses.uu.nl/bitstream/handle/20.500.12932/6186/Masterthesis%20Both%2c%20EL-0443921.pdf?sequence=1&isAllowed=y

BOTH, J. Bem-estar do trabalhador docente em educação física da região sul do Brasil. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/95232

BOZ, Y. Turkish student teachers’ concerns about teaching. European Journal of Teacher Education, v. 31, n. 4, p. 367-77, 2008. DOI: https://doi.org/10.1080/02619760802420693

CAPEL, S. A. A longitudinal study of the stages of development or concern of secondary PE students. European Journal of Physical Education, v. 3, n. 2, p. 185-99, 1998. DOI: https://doi.org/10.1080/1740898980030207

CONWAY, P. F.; CLARK, C. M. The journey inward and outward: A re-examination of Fuller’s concerns-based model of teacher development. Teaching and Teacher Education, v. 19, n. 5, p. 465-82, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S0742-051X(03)00046-5

COSTA, B. Preocupações pedagógicas e desenvolvimento profissional em Educação Física: passo ou descompasso? 2013. 120f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013. Disponível em: https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2510

FARIAS, G. O. DEMAIS AUTORES Preocupações pedagógicas de estudantes-estagiários na formação inicial em Educação Física. Motriz, v. 14, n. 3, p. 310-319, 2008. DOI: https://doi.org/10.5016/2124

FOLLE, A.; NASCIMENTO, J. V. Preocupações ao longo da carreira docente: estudos de caso com professores de Educação Física do magistério público estadual. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 33, n. 4, p. 841-56, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000400004

FULLER, F. F. Concerns of teachers: A developmental conceptualization. American Educational Research Journal, v. 6, n. 2, p. 207-26, 1969. DOI: https://doi.org/10.3102/00028312006002207

FULLER, F. F.; PARSONS, J.; WATKINS, J. E. Concerns of teachers: Research and reconceptualization. Austin: University of Texas. Research and Development Center for Teacher Education, 1974. Disponível em: https://eric.ed.gov/?id=ED091439

FULLER, F.; BOWN, O. Becoming a teacher. In: RYAN, K. (Ed.). Teacher education. Yearbook of the National Society for the Study of Education. Chicago: University of Chicago Press, p. 25-52, 1975. Disponível em: https://cupdf.com/document/becoming-a-teacher-by-frances-fuller-oliver-bown-1975.html?page=1

HYNES-DUSEL, J. M. Physical education student teacher concerns. The Physical Educator, v. 56, n. 1, p. 33, 1999. Disponível em: https://www.proquest.com/openview/fbd856b8d8043c2cf41a398062e6bf43/1?pq-origsite=gscholar&cbl=2030480

LAKER, A.; JONES, K. A longitudinal study of evolving student teacher concerns: Baseline Report. European Journal of Physical Education, v. 3, n. 2, p. 200-11, 1998. DOI: https://doi.org/10.1080/1740898980030208

MANGOPE, B.; MANNATHOKO, M. C.; KUYNI, A. B. Pre-service physical education teachers and inclusive education: attitudes, concerns, and perceived skill needs. International Journal of Special Education, v. 28, n. 3, p. 82-92, 2013. Disponível em: https://www.semanticscholar.org/paper/Pre-Service-Physical-Education-Teachers-and-and-Mangope-Mannathoko/6ad0aac98778ac753993c3f99ce4e415599b538f

MEEK, G. The teacher concerns questionnaire with preservice physical educators in Great Britain: being concerned with concerns. Journal of Teaching in Physical Education, v. 16, n. 1, p. 20-9, 1996. DOI: https://doi.org/10.1123/jtpe.16.1.20

MEEK, G.; BEHETS, D. Physical education teachers’ concerns towards teaching. Teaching and Teacher Education, v. 15, n. 5, p. 497-505, 1999. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/S0742-051X(98)00061-4

PIGGE, F. L.; MARSO, R. N. Relationships between student characteristics and changes in attitudes, concerns, anxieties, and confidence about teaching during teacher preparation. Journal of Educational Research, v. 81, p. 109-15, 1987. DOI: https://doi.org/10.1080/00220671.1987.10885806

PIOVANI, V. G. S.; BOTH, J. Relaciones entre el tiempo de realización de práctica docente curricular y las preocupaciones pedagógicas de estudiantes de educación física de Uruguay. Educación Física y Deporte, v. 33, n. 2, p. 443-66, 2014. DOI: https://doi.org/10.17533/udea.efyd.v33n2a09

PIOVANI, V. G. S.; BOTH, J.; NASCIMENTO, J. V. Preocupaciones Pedagógicas de los Estudiantes-Practicantes de Educación Física de diferentes domicilios sociales de Uruguay. Movimento, v. 18, n. 4, p. 77-98, 2012. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.23380

RIBEIRO, V. T.; FOLLE, A.; FARIAS, G. O.; NAZÁRIO, P. F. Preocupações pedagógicas e competências profissionais de estudantes de educação física em situação de estágio. Revista da Educação Física, v. 26, n. 1, p. 59-68, 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i1.21835

RIOPEL, M. Novas regulações escolares: quais os impactos sobre as preocupações dos professores. Educação em Revista, v. 44, p. 165-84, 2006. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-46982006000200009

SEMESP. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. Ministperio da Educação. Mapa do Ensino Superior no Brasil. 2018. Disponível em: https://www.semesp.org.br/pesquisas/mapa-do-ensino-superior-no-brasil-2018/

SILVA, M. C. M. O primeiro ano de docência: o choque com a realidade. In: ESTRELA, M. T. (Org.) Viver e construir a profissão docente. Porto: Porto Editora, 1997. p. 53-80.

TRUSZ, R. D. Preocupações de professores de educação física de Balneário Camboriú. 2016. 163f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/167871

VILELA, R. A.; BOTH, J. Associação entre a faixa etária e as preocupações dos estudantes-estagiários em educação física-bacharelado. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 24, n. 2, p. 45-54, 2016. DOI: https://doi.org/10.18511/rbcm.v24i2.5344

WATZKE, J. L. Longitudinal research on beginning teacher development: Complexity as a challenge to concerns-based stage theory. Teaching and Teacher Education, v. 23, p. 106-22. 2007. DOI: https://doi.org/10.1016/j.tate.2006.04.001

WATZKE, J. L. Longitudinal study of stages of beginning teacher development in a fields-based teacher education program. The Teacher Educator, v. 38, n. 3, p. 209-29. 2003. DOI: https://doi.org/10.1080/08878730309555318

Downloads

Publicado

01.01.2023

Como Citar

BELEM, I. C.; BOTH, J. Preocupações pedagógicas de estudantes em formação inicial e sua relação com os estágios curriculares supervisionados: uma revisão sistemática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e29519, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.29519. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/29519. Acesso em: 26 abr. 2024.