Estágio curricular obrigatório no curso de bacharelado em Educação Física com supervisão docente presencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29564

Palavras-chave:

Estágio, Ensino superior, Prática profissional, Saúde

Resumo

OBJETIVO: Contextualizar e relatar experiências docentes com o Estágio Curricular Obrigatório (ECO) no curso de bacharelado em Educação Física realizado com supervisão presencial.
MÉTODOS: Participaram do relato três docentes responsáveis pelas disciplinas de estágio (A, B e C) que, respectivamente, orientaram presencialmente oito alunos (3, 3 e 2) na área de prescrição de exercícios para populações especiais e, de forma semipresencial, 21 alunos (7, 7 e 7) nas áreas de atividades de academia e atenção primária, no 2° semestre do ano letivo de 2021. As docentes descreveram pontos positivos e negativos da orientação semipresencial e presencial, referentes ao aprendizado, a capacitação, a expectativa de mercado de trabalho e ao local de realização no processo formativo dos estágios.
RESULTADOS: A análise dos relatos revelou que na orientação presencial houve maior participação dos estagiários com o planejamento das atividades e no acompanhamento dos alunos/pacientes (prática), uma vez que se tornaram progressivamente mais responsáveis pela condução dos exercícios. A relação supervisor-aluno permitiu diversas discussões para o aprimoramento das atividades ministradas e melhor articulação dos conteúdos das disciplinas do curso.
CONCLUSÃO: O ECO com supervisão/orientação presencial indica pontos positivos mais compatíveis com o processo formativo do profissional de Educação Física, especificamente, na área de prescrição de exercícios para populações especiais. É necessário investigar a percepção do estagiário neste tipo de orientação e a relação do orientador/preceptor externo sobre seu papel na formação do profissional de EF.

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Biografia do Autor

Marcos Roberto Queiroga, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Brasil

Membro do Laboratory of Experimental and Applied Physiology to Physical Activity (Unicentro)

Sandra Aires Ferreira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Brasil

Membro do Laboratory of Experimental and Applied Physiology to Physical Activity (Unicentro)

Danilo Fernandes da Silva, Bishop’s University, Sherbrooke, Quebec, Canadament

Member of Sports Studies Department

Vinicius Muller Reis Weber, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Brasil

Membro do Laboratory of Experimental and Applied Physiology to Physical Activity (Unicentro)

Timothy Gustavo Cavazzoto, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Brasil

Membro do Laboratory of Experimental and Applied Physiology to Physical Activity (Unicentro)

Diego Bessa Bessa Dantas, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava

Membro do Laboratory of Experimental and Applied Physiology to Physical Activity (Unicentro)

Poliana Piovezana dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano

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Publicado

20.01.2023

Como Citar

QUEIROGA, M. R. .; FERREIRA, S. A.; SILVA, D. F. da; WEBER, V. M. R.; CAVAZZOTO, T. G.; BESSA DANTAS, D. B.; SANTOS, P. P. dos; STEIN, A. M. Estágio curricular obrigatório no curso de bacharelado em Educação Física com supervisão docente presencial. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e29564, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.29564. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/29564. Acesso em: 13 out. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência