Estágio curricular obrigatório no curso de bacharelado em Educação Física com supervisão docente presencial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.29564

Palavras-chave:

Estágio, Ensino superior, Prática profissional, Saúde

Resumo

OBJETIVO: Contextualizar e relatar experiências docentes com o Estágio Curricular Obrigatório (ECO) no curso de bacharelado em Educação Física realizado com supervisão presencial.
MÉTODOS: Participaram do relato três docentes responsáveis pelas disciplinas de estágio (A, B e C) que, respectivamente, orientaram presencialmente oito alunos (3, 3 e 2) na área de prescrição de exercícios para populações especiais e, de forma semipresencial, 21 alunos (7, 7 e 7) nas áreas de atividades de academia e atenção primária, no 2° semestre do ano letivo de 2021. As docentes descreveram pontos positivos e negativos da orientação semipresencial e presencial, referentes ao aprendizado, a capacitação, a expectativa de mercado de trabalho e ao local de realização no processo formativo dos estágios.
RESULTADOS: A análise dos relatos revelou que na orientação presencial houve maior participação dos estagiários com o planejamento das atividades e no acompanhamento dos alunos/pacientes (prática), uma vez que se tornaram progressivamente mais responsáveis pela condução dos exercícios. A relação supervisor-aluno permitiu diversas discussões para o aprimoramento das atividades ministradas e melhor articulação dos conteúdos das disciplinas do curso.
CONCLUSÃO: O ECO com supervisão/orientação presencial indica pontos positivos mais compatíveis com o processo formativo do profissional de Educação Física, especificamente, na área de prescrição de exercícios para populações especiais. É necessário investigar a percepção do estagiário neste tipo de orientação e a relação do orientador/preceptor externo sobre seu papel na formação do profissional de EF.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Roberto Queiroga, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Brasil

Membro do Laboratory of Experimental and Applied Physiology to Physical Activity (Unicentro)

Sandra Aires Ferreira, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Brasil

Membro do Laboratory of Experimental and Applied Physiology to Physical Activity (Unicentro)

Danilo Fernandes da Silva, Bishop’s University, Sherbrooke, Quebec, Canadament

Member of Sports Studies Department

Vinicius Muller Reis Weber, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Brasil

Membro do Laboratory of Experimental and Applied Physiology to Physical Activity (Unicentro)

Timothy Gustavo Cavazzoto, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava, Brasil

Membro do Laboratory of Experimental and Applied Physiology to Physical Activity (Unicentro)

Diego Bessa Bessa Dantas, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Guarapuava

Membro do Laboratory of Experimental and Applied Physiology to Physical Activity (Unicentro)

Poliana Piovezana dos Santos, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis

Aluna do Programa de Pós-graduação em Ciências do Movimento Humano

Referências

ACSM. American College of Sports Medicine. Diretrizes do ACSM para os testes de esforço e sua prescrição. 10. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2018.

ANVERSA, A. L. B.; BISCONSINI, C. R.; TEIXEIRA, F. C.; BARBOSA-RINALDI, I. P.; OLIVEIRA, A. A. B. O estágio curricular em educação física – bacharelado. Kinesis, v. 33, n. 1, p. 24-39, 2015. DOI: https://doi.org/10.5902/2316546418223

BARBOSA-RINALDI, I. P.; PIZANI, J. Desafios dos estágios nos cursos de bacharelado em Educação Física. In: NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O. (Orgs.). Construção da identidade profissional em educação física: da formação à intervenção. V. 2. Florianópolis: UDESC, 2012. p. 263-285.

BENEDETTI, T. R. B.; SANTOS, S. F. S. dos. Educação Física no contexto da saúde. In: NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O. (Orgs.). Construção da identidade profissional em educação física: da formação à intervenção. V. 2. Florianópolis: UDESC, 2012. p. 543-556.

BRASIL. Lei nº 11.788, de 25 de setembro de 2008. Dispõe sobre o estágio de estudantes; altera a redação do Art. 428 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 set. 2008a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm Acesso em: 20/05/2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n°. 6, de 18 de dezembro de 2018. Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2018-pdf/104241-rces006-18/file#:~:text=Institui%20Diretrizes%20Curriculares%20Nacionais%20dos,F%C3%ADsica%20e%20d%C3%A1%20outras%20provid%C3%AAncias Acesso em: 05/07/2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Portaria nº 218, de 06 de março de 1997. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/cns/1997/res0218_06_03_1997.html Acesso em: 20/05/2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 154, de 24 de janeiro de 2008b. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/gm/2008/prt0154_24_01_2008.html Acesso em: 20/05/2019.

CONFEF. Conselho Federal de Educação Física. Resolução nº 391/2020, 26 de janeiro de 2020. Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/resolucoes/res-pdf/473.pdf Acesso em: 20/05/2019.

CONFEF. Conselho Federal de Educação Física. Nota técnica CONFEF n° 003/2012a. Estágio em Educação Física. Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/conteudo/838 Acesso em: 20/05/2019.

CONFEF. Conselho Federal de Educação Física. Resolução nº 229/2012, 16 de abril de 2012b. Disponível em: https://www.confef.org.br/confef/resolucoes/res-pdf/301.pdf Acesso em: 20/05/2019.

CNE. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Resolução CNE/CES n° 4, de 19 de fevereiro de 2002. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Fisioterapia. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES042002.pdf Acesso em: 08/06/2022.

GUARAPUAVA. Secretaria Municipal de Saúde. Sistema de Gestão em Saúde do Município. Disponível em: https://saude.fastmedic.com.br/guarapuava/# Acesso em: 08/06/2022.

MARINHO, A.; DOS SANTOS, M. Estágios curriculares nos cursos de bacharelado em educação física. In: NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O. (Orgs.) Construção da identidade profissional em educação física: da formação à intervenção. V. 2. Florianópolis: UDESC, 2012. p. 235-262

QUEIROGA, M. R., FERREIRA, S. A., DOS SANTOS VAZ, E., SOUZA, S. C. S., DE OLIVEIRA, L. E. C., DE LIMA STAVINSKI, N. G., ... ; DA SILVA, D. F. Clínica e academia escola de educação física: prescrição de exercícios físicos baseados em evidências científicas. Extensio, v. 16, n. 33, p. 111-22, 2019. DOI: https://doi.org/10.5007/1807-0221.2019v16n33p111

QUEIROGA, M. R.; FERREIRA, S. A.; VIEIRA, E. R.; DA SILVA, D. F. Prescrição de exercícios físicos para populações especiais: experiências em disciplina de tópicos especiais online para pós-graduação stricto sensu. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 20, p. e–28193, 2022. DOI: https://doi.org/10.36453/cefe.2022.28193

THOMAS, J.R.; NELSON, J.K.; SILVERMAN, S. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed., Porto Alegre: Artmed, 2012.

TRACZ, E. H. C.; LINDER, J. A.; CAVAZZOTTO, T. G.; FERREIRA, S. A.; SILVA, D. F. D.; QUEIROGA, M. R. The formation of physical education in public health in the best courses in Brazil. Journal of Physical Education, v. 33, e3331, 2022. DOI: https://doi.org/10.4025/jphyseduc.v33i1.3331

Downloads

Publicado

20.01.2023

Como Citar

QUEIROGA, M. R. .; FERREIRA, S. A.; SILVA, D. F. da; WEBER, V. M. R.; CAVAZZOTO, T. G.; BESSA DANTAS, D. B.; SANTOS, P. P. dos; STEIN, A. M. Estágio curricular obrigatório no curso de bacharelado em Educação Física com supervisão docente presencial. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e29564, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.29564. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/29564. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência