Projetos de extensão propostos pelos cursos de Educação Física ofertados a pessoas com deficiência
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2022.29693Palavras-chave:
Educação Física, Pessoa com Deficiência, Projeto de ExtensãoResumo
OBJETIVO: Este estudo objetivou investigar a oferta de projetos de extensão vinculados à prática de atividades físicas ofertados pelos cursos de educação física a pessoas com deficiência em Universidades Públicas do estado do Paraná.
MÉTODO: Caracterizou-se como uma pesquisa descritiva, com abordagem qualitativa. Para a coleta de dados foi utilizado um formulário online da plataforma Google Forms, o qual foi respondido por coordenadores dos projetos de extensão que atendiam aos critérios previstos.
RESULTADOS: Constatou-se que nove Instituição de Ensino Superior IES no estado do Paraná ofertam o curso de graduação em Educação Física - Licenciatura ou Bacharelado. Dessas, cinco IES ofertam a seus discentes projetos de extensão voltados às pessoas com deficiência.
CONCLUSÃO: A partir das reflexões realizadas, que a oferta de projetos de extensão voltados à pessoa com algum tipo deficiência possui cunho social e profissional, contribuindo em caráter inclusivo e de formação.
Downloads
Referências
BORELLA, D. R. Atividade física adaptada no contexto das matrizes curriculares dos cursos de Educação Física. 2010. 166f. Tese (Doutorado em Educação Especial) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010. Disponível em: <https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/2871/3343.pdf?sequence=1&isAllowed=y>.
BRASIL. Ministério da Educação. Lei nº 8.856, de 01 de março de 1994, estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, v. 4, 01 março 1994. Seção 1. Disponível em: <https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1994/lei-8856-1-marco-1994-349620-publicacaooriginal-1-pl.html>. Acesso em: 21 de maio de 2019.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Federal de Educação. Resolução nº 03/1987, fixa os mínimos de conteúdo e duração a serem observados nos cursos de graduação em Educação Física (Bacharelado e/ou Licenciatura Plena. Disponível em: <http://cref16.org.br/home/mec/ResolucaoCFEn03.pdf>.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Conselho Nacional de Educação. Resolução nº 01/2002, 2002, institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_02.pdf>.
CABRAL, J. F. R.; OLIVEIRA, R. A. R.; PEREIRA, E. T.; FERREIRA, E. F. Formação inicial de professores de educação física com foco na inclusão: uma revisão de literatura. Revista Científica Unifagoc, Araraquara, v. 1, n. 1, p. 1-16, 2016. Disponível em: <https://revista.unifagoc.edu.br/index.php/multidisciplinar/article/view/111/217>.
COSTA, C. L. N. A.; CABRAL, S. C. S.; MENEZES, R. M. J.; CAMPOS, L. S.; NETA, H. R. S.; COSTA, C. A. C.; OLIVEIRA, C. E. L.; DIVINO, A. E. A. Extensão universitária quebrando barreiras. Cadernos de Graduação, Aracajú, v. 1, n. 16, p. 135-40, 2013. Disponível em: <https://periodicos.set.edu.br/cadernohumanas/article/view/491>.
COSTA, S. M. T.; DUARTE, E. A extensão universitária em educação física adaptada como elemento estimulador do processo de inclusão. In: RODRIGUES, D. (ORG). Atividade motora adaptada: a alegria do corpo. São Paulo: Artes Médicas, 2006. p. 120-137
DELGADO, M. A.; SEABRA JUNIOR, L.; GAIO, R. Formação profissional em Educação física. Várzea Paulista: Fontoura, 2013.
FALIGNO, A. Z. Gestão, avaliação e organização da extensão: Estudo de caso em uma instituição pública de educação profissional e tecnológica. 2022. 191f. Dissertação (Mestrado em profissional em Gestão e Desenvolvimento da Educação Profissional) - Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza, São Paulo, 2022. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Adriane-Zangiacomo-Foligno/publication/360748560_Gestao_avaliacao_e_organizacao_da_extensao_estudo_de_caso_em_uma_instituicao_publica_de_educacao_profissional_e_tecnologica/links/6287e73a6e41e5002d3512f1/Gestao-avaliacao-e-organizacao-da-extensao-estudo-de-caso-em-uma-instituicao-publica-de-educacao-profissional-e-tecnologica.pdf?origin=publication_detail>. Acessado em: 22 de julho de 2022.
FORPROEX. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Porto Alegre: UFRGS, v. 7, p. 74, 2012.
GARCIA, S. D. S. A formação de professores na perspectiva de processos educacionais inclusivos. 2020. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências da Natureza) - Universidade Federal do Pampa, Dom Pedrito, 2020. Disponível em: <https://cursos.unipampa.edu.br/cursos/cienciasdanatureza-dp/files/2021/02/a-formacao-de-professores-na-perspectiva-de-processos-educacionais-inclusivos.pdf>. Acesso em: 02 de julho de 2022.
JEZINE, E. As práticas curriculares e a extensão universitária. In: Congresso Brasileiro de Extensão Universitária, 2004. Anais... UFMG, Belo Horizonte. Disponível em: <https://www.ufmg.br/congrext/Gestao/Gestao12.pdf>. Acessado em: 20 de agosto de 2021.
LOPES, S. F. Dançando no escuro: um projeto de extensão universitária. 2019. 83f. Dissertação (Mestrado Desenvolvimento Humano e Tecnologias) - Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquista Filho”, Rio Claro, 2019. Disponível em: <https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/191423/lopes_sf_me_rcla.pdf?sequence=5&isAllowed=y>.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MOITA, F. M. G. S.; ANDRADE, F. C. B. Ensino-pesquisa-extensão: um exercício de indissociabilidade na pós-graduação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 14 n. 41, p. 269-80, 2009. DOI: <https://doi.org/10.1590/S1413-24782009000200006>.
NASCIMENTO, J. V. Formação do profissional de educação física e as novas diretrizes curriculares: reflexões sobre a reestruturação curricular. In: SOBRENOME NETO, S.; HUNGER, D. (Org.). Formação profissional em Educação física. Rio Claro: Biblioética, v. 1, p. 59-75, 2006.
OLIVEIRA, F. L.; LIMA, L.; FERREIRA, COSME, A. A formação de professores e o seu impacto para uma transformação da escola. Polyphonia, Goiânia, v. 31, n. 1, p. 225-44, 2020. DOI: <https://doi.org/10.5216/rp.v31i1.66940>.
PEREIRA, R. R.; FACIOLA, R. A.; PONTES, F. R. A.; RAMOS, M. F. H.; SILVA, S. S. C. Alunos com deficiência na Universidade Federal do Pará: dificuldades e sugestões de melhoramento. Revista Brasileira de Educação Especial, Bauru, v. 26, p. 387-402. 2020. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/rbee/a/XSkd8qxgzh3SqxhbScJSGDs/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em: 04 de jun. 2022.
PEREIRA, V. S.; BATISTA, N. C. A gestão escolar democrática na formação inicial do professor: elementos teóricos para pensar a formação política do professor de educação básica. Educação & Formação, Fortaleza, v. 1, n. 3, p. 71-87, 2016. DOI: <https://doi.org/10.25053/edufor.v1i3.1643>.
PISSAIA, L. F.; DEL PINO, J. C.; QUARTIERI, M. T.; MARCHI, M. I. Relatos de experiencia: qualificação da extensão universitária na área da saúde por meio de estratégias de ensino contemporânea. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, Vargem Grande Paulista, v. 7. p. 1-12, 2018. Disponível em: <https://doi.org/10.17648/rsd-v7i2.257>. Acesso em: 24 de junho 2022.
SANTOS, M. P. Contributos da extensão universitária brasileira à formação acadêmica docente e discente no século XXI: um debate necessário. Revista Conexão, Ponta Grossa, v. 6, n. 1, p. 10-15, 2006. Disponível em: <http://www.uepg.br/revistaconexao/revista/edicao06/1.pdf>. Acessado em: 04 de jun. 2021.
SCHULLER. J. A. de P.; NASCIMENTO, L. C. G. do; NAZAR, P. de T.; BITTAR, C. M. L.; TONELLO, M. G. M. O projeto de extensão “Capacitação de tutoria em natação adaptada”. Revista Conexão, Ponta Grossa, v. 14, n. 2, p. 1-10, 2018. DOI: <https://doi.org/10.5212/Rev.Conexao.v.14.i2.0010>.
SILVA JUNIOR, R. Atividades físicas e socioesportivas para pessoas com deficiência na extensão universitária. Pontifícia Universidade Católica de Campinas, São Paulo, p. 1-20, 2016.
SILVA, W. P. Extensão universitária: um conceito em construção. Revista Extensão & Sociedade, Natal, v. 11, n. 2, e22491, 2020. DOI: <https://doi.org/10.21680/2178-6054.2020v11n2ID22491>.
TAFFAREL, C. N. Z.; LACKS, S.; SANTOS JÚNIOR, C. L.; CARVALHO, M.; D’AGOSTINI, A.; TITTON, M. CASAGRANDE, N. Formação de professores de educação física para cidade e o campo. Pensar à Prática, Goiânia, v. 9, n. 2, p. 153-80, 2006. DOI: <https://doi.org/10.5216/rpp.v9i2.166>.
TAFFAREL, C. N. Z.; SANTOS JÚNIOR, C. L. Formação humana e formação de professores de educação física: para além da falsa dicotomia licenciatura X bacharelado. In: TERRA, D. V.; SOUZA JÚNIOR, M. Formação em educação física & ciências do esporte: políticas e cotidiano. São Paulo: Aderaldo & Rothschild; Goiânia: CBCE, 2010. p. 13-48,
THOMAS, J. R.; NELSON, J. K.; SILVERMAN, S. J. Métodos de pesquisa em atividade física. Porto Alegre: Artmed, 2012.
ZUANON, A. C. C. Carta ao Leitor. Ciência em Extensão, São Paulo, v. 6, n. 1, p. 1, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.