Características essenciais para a atuação de um coach de Crossfit® sob a perspectiva dos praticantes da modalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2023.31309

Palavras-chave:

Crossfit, Coach, Treinamento, Psicologia do Esporte

Resumo

INTRODUÇÃO: O Crossfit® é um método de treinamento composto por exercícios funcionais, de alta intensidade, com foco em desenvolver o condicionamento físico geral. Quem conduz e orienta as atividades dentro do box é o coach, que exerce importante função de liderança e requer o conhecimento das necessidades de seus alunos para condução da prática.
OBJETIVO: O estudo teve como objetivo identificar, a partir da perspectiva dos praticantes, quais características são essenciais para a atuação de um coach de CrossFit®.
MÉTODOS: Realizou-se um estudo descritivo transversal em um box de CrossFit®, localizado no interior de Santa Catarina. Oitenta e dois praticantes responderam um questionário semiestruturado. A análise dos dados ocorreu verificando-se frequências absolutas, relativas, estimativas de proporção (p≤0,95), com o uso do Microsoft Excel e Epi Info™, além de análise temática.
RESULTADOS: Os resultados demonstraram que os alunos esperam que o coach: goste de ensinar, tenha paciência, boa didática, seja motivador, alegre e bem-humorado, tenha bom conhecimento técnico, esteja atualizado, seja bom observador e corrija, demonstrando os padrões de movimento. São esperados comportamentos de motivação/incentivo, orientação/conhecimento técnico e liderança positiva para a melhora da prática dos alunos. Quando questionados sobre o que representa o ambiente do box, as percepções predominantes são a ideia de que o local de prática remete a um clima motivador e acolhedor.
CONCLUSÃO: Conclui-se que habilidades didáticas, atualização e características comportamentais de liderança positiva são fatores essenciais para adesão à prática e progressão das habilidades pelos alunos. Os resultados podem contribuir para a qualificação dos coaches, para atenderem as expectativas dos praticantes e compreenderem que sua atuação influencia diretamente na adesão, evolução e satisfação dos alunos, com manutenção da sua qualidade de vida dentro e fora do box.

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Publicado

14.08.2023

Como Citar

SOUZA, D. M. de; FRISCHKNECHT PETTERS, G.; WAMSER, L.; MELCHIORETTO OSTERMANN, R. Características essenciais para a atuação de um coach de Crossfit® sob a perspectiva dos praticantes da modalidade. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 21, p. e31309, 2023. DOI: 10.36453/cefe.2023.31309. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/31309. Acesso em: 28 abr. 2024.