Comportamento sedentário e barreiras para a prática de atividade física no curso de Educação Física: um estudo comparativo entre universitários iniciantes e concluintes
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2025.34100Palavras-chave:
Comportamento Sedentário, Universitários, Atividade FísicaResumo
OBJETIVO: Este estudo objetivou analisar o comportamento sedentário e as barreiras para a prática de atividade física de universitários de um curso de Educação Física.
METODOLOGIA: Participaram do estudo 185 universitários, divididos em dois grupos – iniciantes e concluintes. Foram utilizados para coletas de dados os instrumentos monitoramento dos indicadores de saúde e qualidade de vida em acadêmicos e PACE. A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva (média, desvio padrão, distribuição de frequência) e estatística inferencial para análise de dados não-paramétricos pelo Teste de Mann-Whitney para amostras independentes e para a comparação entre as variáveis categóricas Qui-Quadrado.
RESULTADOS: Os alunos concluintes (G2) apresentam maiores tempos dispendidos em comportamento sedentário (p<0,05) em uma semana regular quando comparados com alunos iniciantes (G1). A “Falta de Vontade” está dentre as principais dificuldade relatadas para a prática regular de AF para o G2 (p=0,04).
CONCLUSÃO: Importante centrar a atenção na necessidade de intervenções com programas institucionais e a oferta de políticas universitárias de apoio para a diminuição de comportamentos nocivos à saúde dos estudantes.
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