CONDIÇÕES DE VIDA DO TRABALHADOR DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS

Autores

  • Jorge Both
  • Juarez Vieira do Nascimento

Palavras-chave:

Condições de Vida, Professor, Educação Física, Qualidade de Vida no Trabalho, Síndrome de Burnout, Estilo de Vida.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar as Condições de Vida do Trabalhador Docente de Educação Física do Magistério Público Municipal de Florianópolis/SC. Todos os professores de Educação Física da rede foram convidados, no entanto, apenas 44 professores participaram deste estudo, respondendo aos instrumentos QVT-PEF, PEVI, MBI, além de um questionário sócio-demográfico e profissional. Para a análise dos dados foram empregados os testes qui-quadrado para grupo único com o propósito de verificar tendências de opiniões/comportamentos, bem como para encontrar possíveis associações entre as variáveis sócio-demográficas e profissionais e os constructos da Qualidade de Vida no Trabalho, Síndrome de Burnout e Estilo de Vida; já a Correlação de Spearman foi utilizada para verificar o nível de correlação entre as dimensões/componentes dos constructos analisados. Todos os testes adotaram nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que a insatisfação no trabalho está associada à remuneração e às condições de trabalho; explicitaram, também, que os docentes não apresentam alto risco em assuntos relacionados à exaustão emocional e à realização profissional, além de demonstrarem bom comportamento preventivo.

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Publicado

16.08.2010

Como Citar

BOTH, J.; NASCIMENTO, J. V. do. CONDIÇÕES DE VIDA DO TRABALHADOR DOCENTE EM EDUCAÇÃO FÍSICA DO MAGISTÉRIO PÚBLICO MUNICIPAL DE FLORIANÓPOLIS. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 16, p. 11–28, 2010. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/3788. Acesso em: 29 mar. 2024.