Condições de vida do trabalhador docente em educação física do magistério público municipal de Florianópolis

Autores

  • Jorge Both Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis
  • Juarez Vieira do Nascimento Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2010.v9.n16.p11

Palavras-chave:

Condições de Vida, Professor, Educação Física, Qualidade de Vida no Trabalho, Síndrome de Burnout, Estilo de Vida.

Resumo

O objetivo do trabalho foi avaliar as Condições de Vida do Trabalhador Docente de Educação Física do Magistério Público Municipal de Florianópolis (SC). Todos os professores de Educação Física da rede foram convidados, no entanto, apenas 44 professores participaram deste estudo, respondendo aos instrumentos QVT-PEF, PEVI, MBI, além de um questionário sócio-demográfico e profissional. Para a análise dos dados foram empregados os testes qui-quadrado para grupo único com o propósito de verificar tendências de opiniões/comportamentos, bem como para encontrar possíveis associações entre as variáveis sócio-demográficas e profissionais e os constructos da Qualidade de Vida no Trabalho, Síndrome de Burnout e Estilo de Vida; já a Correlação de Spearman foi utilizada para verificar o nível de correlação entre as dimensões/componentes dos constructos analisados. Todos os testes adotaram nível de significância de 5%. Os resultados demonstraram que a insatisfação no trabalho está associada à remuneração e às condições de trabalho; explicitaram, também, que os docentes não apresentam alto risco em assuntos relacionados à exaustão emocional e à realização profissional, além de demonstrarem bom comportamento preventivo.

Downloads

Referências

AL-MOHANNADI, A.; CAPEL, S. Stress in Physical Education teachers in Qatar. Social Psychology of Education, v. 10, p. 55-75, 2007.

BARRA FILHO, M. G.; BIESEK, S.; FERNANDES, A. P. T.; ARAÚJO, C. G. S. Comparação do padrão de atividade física e peso corporal pregressos e atuais entre graduados e mestres em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Ijuí, v. 21, n. 2/3, p. 30-35, 2000.

BOTH, J.; BORGATTO, A. F.; NASCIMENTO, J. V.; SONOO, C. N.; LEMOS, C. A. F.; NAHAS, M. V. Validação da escala “Perfil do Estilo de Vida Individual”. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, Pelotas, v. 13, n. 1, p. 5-14, 2008.

BOTH, J.; NASCIMENTO, J. V.; LEMOS, C. A. F.; DONEGÁ, A. L.; RAMOS, M. H. K. P.; PETROSKI, E. C.; DUARTE, M. F. S. Qualidade de vida no trabalho percebida por professores de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Ijuí, v. 21, n. 2/3, p. 30-35, 2008.

COSTA, J. A. Fatores de estresse na docência. Revista de Educação e Psicologia, Lisboa, v. 3, p. 45-61, 1994.

DANYCLUK, P. G. Stress e docência: desafios da profissão. Canadian Journal of Education, v. 18, p. 77-92, 1993.

DEPAEPE, F.; FRENCH, R.; LAVAY, B. O impacto do estresse na prática docente. Revista de Educação Física, v. 12, p. 33-48, 1985.

FARIAS, G. O.; NASCIMENTO, J. V.; MARCHIORI, R. C. Qualidade de vida no trabalho e saúde do professor. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 29, n. 1, p. 23-34, 2008.

FEJGIN, N.; EPHRATY, A.; BEN-SIRA, D. Burnout e qualidade de vida entre professores de Educação Física. Journal of Applied Sport Psychology, v. 7, p. 125-142, 1995.

FEJGIN, N.; TALMOR, R.; ERLICH, I. The role of workload in burnout among physical education teachers. European Journal of Physical Education, v. 10, p. 89-103, 2005.

FOLLE, A.; NASCIMENTO, J. V.; BORGATTO, A. F. Estudo sobre a satisfação no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 22, p. 112-129, 2008a.

FOLLE, A.; NASCIMENTO, J. V.; BORGATTO, A. F. Fatores que influenciam a qualidade de vida dos professores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 23, p. 67-81, 2008b.

GOMES, A. R.; BORGES, M. L.; NASCIMENTO, J. V. Estresse ocupacional e docência. Revista Brasileira de Psicologia do Esporte, v. 10, p. 41-58, 2007.

KOUSTELIOS, A. Job satisfaction and burnout in physical education teachers. European Journal of Physical Education, v. 8, p. 37-51, 2003.

KOUSTELIOS, A.; TSIGILIS, N. The relationship between burnout and job satisfaction in physical education teachers. International Journal of Physical Education, v. 42, p. 77-89, 2005.

KRUG, R. Análise da qualidade de vida e bem-estar entre docentes de Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 26, p. 99-115, 2008.

LEMOYONE, R.; MOLINA NETO, V.; SANTINI, A. A relação entre satisfação no trabalho e saúde mental dos docentes. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, p. 55-73, 2007.

LEMOS, C. A. F.; NASCIMENTO, J. V.; BORGATTO, A. F. Condições de trabalho e satisfação no magistério público. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, p. 41-58, 2007.

MACDONALD, D. Teacher stress and occupational burnout. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 66, p. 34-40, 1995.

MANCINI, F.; PEREIRA, L. C.; MOURA, R. F. Estresse ocupacional e impactos na saúde dos docentes. Journal of Occupational Health, v. 12, p. 89-105, 1984.

MOREIRA, M. F.; NASCIMENTO, J. V.; FOLLE, A. Fatores determinantes da qualidade de vida no trabalho docente. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 29, p. 33-47, 2009.

NAHAS, M. V.; BARROS, M. V. G.; FRANCALACCI, V. Estilo de vida e saúde dos professores. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, p. 55-71, 2000.

SANTINI, A. M.; MOLINA NETO, V. O impacto do ambiente escolar no bem-estar docente. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 19, p. 44-60, 2005.

SILVA, D.; KRUG, R. Saúde e satisfação no trabalho docente. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 21, p. 77-91, 2007.

SMITH, M.; LENG, C. Workload and burnout among physical education teachers in Singapore. Journal of Teaching in Physical Education, v. 22, p. 112-128, 2003.

SORIANO, J. B.; WINTERSTEIN, A. P. Working conditions and job satisfaction among teachers. Educational Review, v. 23, p. 45-61, 1998.

STROOT, S. A.; FLINT, R. E.; KO, B. Teacher stress and coping strategies. Journal of Teaching in Physical Education, v. 13, p. 1-17, 1994.

TOKUYOCHI, J.; NASCIMENTO, J. V.; FARIAS, G. O. Condições de trabalho e bem-estar dos docentes. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 30, p. 23-37, 2008.

WHIPP, P. R.; TAN, G.; YEO, P. Teacher job satisfaction and stress. Journal of Physical Education, Recreation & Dance, v. 78, p. 87-99, 2007.

Downloads

Publicado

16.08.2010

Como Citar

BOTH, J.; NASCIMENTO, J. V. do. Condições de vida do trabalhador docente em educação física do magistério público municipal de Florianópolis. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 9, n. 16, p. 11–28, 2010. DOI: 10.36453/cefe.2010.v9.n16.p11. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/3788. Acesso em: 31 mar. 2025.