Corpo subjetivado: conceitos e significados para a educação

Autores

  • Djavan Antério Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2011.v10.n18.p67
Agências de fomento
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palavras-chave:

Educação, Corpo, Subjetividade.

Resumo

Este artigo insere-se no âmbito de uma investigação à luz de conceitos e significados do corpo enquanto elemento subjetivo, ou seja, analisando-o além das perspectivas orgânicas, biológicas, estéticas. Objetiva-se revisar diferentes linhas de pensamento, fomentando uma discussão reflexiva acerca desta temática. A metodologia adotada foi a revisão sistemática realizada nas bases da filosofia, das artes e da educação, debruçando-se sobre conceituadas obras literárias. Para cada área do conhecimento, adotou-se um respectivo autor, tendo, quando necessário, suporte de outros pensadores pertinentes a discussão. Foram selecionadas três obras literárias, divididas em três categorias: conceitos acerca do corpo; essência epistemológica do corpo subjetivado; e perspectivas ideológicas da relação corpo e sujeito. Os estudos apresentaram contextos diversificados, porém com similaridades conceituais nas quais é possível vislumbrar aproximações ideológicas acerca do corpo como elemento subjetivo.

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Publicado

14.12.2012

Como Citar

ANTÉRIO, D.; GOMES-DA-SILVA, P. N. Corpo subjetivado: conceitos e significados para a educação. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 67–73, 2012. DOI: 10.36453/cefe.2011.v10.n18.p67. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/5294. Acesso em: 30 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão