CORPO SUBJETIVADO: CONCEITOS E SIGNIFICADOS PARA A EDUCAÇÃO

Autores/as

  • Djavan Antério
  • Pierre Normando Gomes-da-Silva
Agencias de apoyo
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)

Palabras clave:

Educação, Corpo, Subjetividade.

Resumen

Este artigo insere-se no âmbito de uma investigação à luz de conceitos e significados do corpo enquanto elemento subjetivo, ou seja, analisando-o além das perspectivas orgânicas, biológicas, estéticas. Objetiva-se revisar diferentes linhas de pensamento, fomentando uma discussão reflexiva acerca desta temática. A metodologia adotada foi a revisão sistemática realizada nas bases da filosofia, das artes e da educação, debruçando-se sobre conceituadas obras literárias. Para cada área do conhecimento, adotou-se um respectivo autor, tendo, quando necessário, suporte de outros pensadores pertinentes a discussão. Foram selecionadas três obras literárias, divididas em três categorias: conceitos acerca do corpo; essência epistemológica do corpo subjetivado; e perspectivas ideológicas da relação corpo e sujeito. Os estudos apresentaram contextos diversificados, porém com similaridades conceituais nas quais é possível vislumbrar aproximações ideológicas acerca do corpo como elemento subjetivo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

14-12-2012

Cómo citar

ANTÉRIO, D.; GOMES-DA-SILVA, P. N. CORPO SUBJETIVADO: CONCEITOS E SIGNIFICADOS PARA A EDUCAÇÃO. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 67–73, 2012. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/5294. Acesso em: 18 jul. 2024.

Número

Sección

Artigo de Revisão