A saúde como tema na educação física escolar

Autores

  • Camila Rinaldi Bisconsini Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá
  • Wilson Rinaldi Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá
  • Ieda Parra Barbosa-Rinaldi Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2011.v10.n18.p11

Palavras-chave:

Educação, Saúde , Ensino, Sociedade

Resumo

A pesquisa objetivou analisar a viabilidade do desenvolvimento da temática saúde nas aulas de educação física escolar no ensino médio, a partir do proposto pelas Diretrizes Curriculares do Estado do Paraná. O estudo tem como método de investigação a pesquisa-ação.  Conclui-se que é possível trabalhar a temática saúde de forma ampla na escola, permitindo que os alunos entendam que o corpo, a atividade física e a sociedade estão intimamente relacionados e que a saúde pode ser um resultado das ações do ser humano desde que se considere os diversos determinantes que se relacionam com ela. Por fim, com esse estudo esperamos contribuir com a presença do trato com o tema saúde na educação física escolar de maneira crítica.

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Publicado

14.12.2012

Como Citar

BISCONSINI, C. R.; RINALDI, W.; BARBOSA-RINALDI, I. P. A saúde como tema na educação física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 11–20, 2012. DOI: 10.36453/cefe.2011.v10.n18.p11. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/6567. Acesso em: 30 mar. 2025.