O debate conceitual sobre saúde e doença: contribuições para a educação física

Autores

  • Marcos Bagrichevsky Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória
  • Bruna Teixeira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória
  • Adriana Estevão Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2011.v10.n18.p23

Palavras-chave:

Saúde, Doença, Aspectos conceituais, Produção de conhecimento.

Resumo

Partimos da análise de duas obras de referência da Saúde Coletiva, “A doença” de Giovanni Berlinguer (1988) e “O que é saúde?” de Naomar de Almeida-Filho (2011), para tentar mostrar a contribuição diferenciada que tais trabalhos desenvolvem em relação à riqueza de interpretações que ‘saúde’ e ‘doença’ podem comportar – para além do olhar biomédico. Foram abordadas categorias explicativas em destaque nessas obras, que permitem dialogar mais contextualmente com questões da vida cotidiana. Nesse sentido, a incorporação de problematizações conceituais afins pode trazer aportes relevantes à Educação Física, sobretudo, em ter¬mos de sua inserção nas esferas dos serviços públicos de saúde. 

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Referências

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Publicado

14.12.2012

Como Citar

BAGRICHEVSKY, M.; TEIXEIRA, B.; ESTEVÃO, A. O debate conceitual sobre saúde e doença: contribuições para a educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 10, n. 18, p. 23–28, 2012. DOI: 10.36453/cefe.2011.v10.n18.p23. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/6939. Acesso em: 21 jan. 2025.