O debate conceitual sobre saúde e doença: contribuições para a educação física
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2011.v10.n18.p23Palavras-chave:
Saúde, Doença, Aspectos conceituais, Produção de conhecimento.Resumo
Partimos da análise de duas obras de referência da Saúde Coletiva, “A doença” de Giovanni Berlinguer (1988) e “O que é saúde?” de Naomar de Almeida-Filho (2011), para tentar mostrar a contribuição diferenciada que tais trabalhos desenvolvem em relação à riqueza de interpretações que ‘saúde’ e ‘doença’ podem comportar – para além do olhar biomédico. Foram abordadas categorias explicativas em destaque nessas obras, que permitem dialogar mais contextualmente com questões da vida cotidiana. Nesse sentido, a incorporação de problematizações conceituais afins pode trazer aportes relevantes à Educação Física, sobretudo, em ter¬mos de sua inserção nas esferas dos serviços públicos de saúde.
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