Reflexões sobre a avaliação na educação física escolar

Autores

  • Carmem Elisa Henn Brandl Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i9.p95

Palavras-chave:

Avaliação, Educação Física, Escola , Inclusão

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre a avaliação na Educação Física Escolar, destacando sua relevância para o processo de ensino-aprendizagem. A partir de uma revisão bibliográfica, discute-se a influência de paradigmas científicos e filosóficos na prática avaliativa, enfatizando a necessidade de superar modelos tradicionais e excludentes. São abordadas teorias contemporâneas que propõem uma avaliação inclusiva, diagnóstica e contextual, alinhada às características individuais dos alunos e aos objetivos pedagógicos. Conclui-se que a avaliação deve ser um processo construtivo e contínuo, servindo ao desenvolvimento integral dos estudantes, e que a formação de uma cultura avaliativa é essencial para transformar a prática pedagógica.

Downloads

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação do Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997.

CAPRA, F. O ponto de mutação. 17. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.

CAPRA, F. A teia da vida. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1998.

CASTELLANI FILHO, L. Política educacional e educação física. Campinas: Autores Associados, 1998.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da educação física. São Paulo: Cortez, 1992.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas – a teoria na prática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

LINHALES, M. Desenvolvimento curricular e avaliação em educação física escolar. In: V Seminário de Educação Física Escolar. Anais... São Paulo: EEFUSP, 1999.

LUCKESI, C. A escola avalia ou examina? Abceducatio – a revista da educação, v. 3, n. 16, p. 30-33, 2002.

MATTOS, M. G.; NEIRA, M. G. Educação física infantil: construindo o movimento na escola. 3. ed. São Paulo: Phorte Editora, 1999.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

ZABALLA. A prática educativa. Porto Alegre: Artmed, 1994.

Downloads

Publicado

13.02.2003

Como Citar

BRANDL, C. E. H. Reflexões sobre a avaliação na educação física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 5, n. 9, p. 95–101, 2003. DOI: 10.36453/cefe.2003.v5.i9.p95. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1352. Acesso em: 15 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão