PERFIL DE ESTILO DE VIDA E RESPOSTAS HEMODINÂMICAS (NÍVEIS PRESSÓRICOS) DE MULHERES IDOSAS COM DIAGNÓSTICO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ATIVIDADES DE HIDROGINÁSTICA

Authors

  • Susanna Lopes Galvão

Keywords:

Estilo de vida, respostas hemodinâmicas, níveis pressóricos, hidroginástica.

Abstract

O objetivo deste trabalho foi de analisar respostas o estilo de vida e as respostas em nível de freqüência cardíaca e pressão arterial do corpo após imersão em água e após exercício de hidroginástica em mulheres idosas hipertensas. A amostra foi intencionalmente selecionada, 10 alunas de hidroginástica, idosas, com diagnóstico de hipertensão arterial. Foi utilizado como instrumento de coleta, questionário de dados pessoais, questionário do estilo de vida e dados da mensuração da Freqüência cardíaca e Pressão Arterial em repouso, após imersão e após exercício. Pode-se constatar com este de que na maioria das mulheres, 90%, teve um aumento na Freqüência Cardíaca após imersão, e 80% teve aumento da Freqüência Cardíaca  após exercício. A Pressão Arterial, na maioria, 70% permaneceu inalterada após imersão e 60%, teve sua pressão inalterada, também após exercício.Através do questionário de Estilo de Vida pode-se concluir que, apesar de constatada a doença, as alunas têm um estilo de vida saudável. Com base nestes resultados pode-se verificar que as aulas de hidroginástica não oferecem perigo para alunas idosas, com diagnóstico de hipertensão.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

15-12-2008

How to Cite

GALVÃO, S. L. PERFIL DE ESTILO DE VIDA E RESPOSTAS HEMODINÂMICAS (NÍVEIS PRESSÓRICOS) DE MULHERES IDOSAS COM DIAGNÓSTICO DE HIPERTENSÃO ARTERIAL EM ATIVIDADES DE HIDROGINÁSTICA. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 6, n. 11, p. 46, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1403. Acesso em: 7 jul. 2024.