Práticas corporais de aventura na natureza na educação infantil: um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p157

Palavras-chave:

Educação Física na Educação Infantil, Educação Ambiental, Práticas Corporais de Aventura na Natureza

Resumo

INTRODUÇÃO: As práticas corporais de aventura na natureza são pouco exploradas nas aulas de Educação Física na Educação Infantil, seja pela lacuna na formação inicial dos professores, por carência de literatura sobre o tema ou infraestrutura adequada nas escolas.
OBJETIVO: Apresentar desafios, limites e possibilidades de inserção das práticas corporais de aventura na natureza nas aulas de educação física na educação infantil, em um projeto transversal de Educação Ambiental, mediante uma abordagem lúdica, atraente e significativa.
MÉTODOS: A experiência deu-se em 2017, em um Centro Municipal de Educação Infantil, da rede pública, do município de Viana, Espírito Santo, nas aulas de educação física na perspectiva do “se-movimentar”, como parte de projeto transversal de Educação Ambiental. O projeto envolveu 95 alunos, entre 3 e 5 anos, de turmas de maternal II, pré I e pré II. Os dados foram obtidos por meio da observação da professora de Educação Física e registrados com fotos e caderno de campo.
RESULTADOS: As experiências desenvolvidas foram enriquecedoras para o aprendizado das crianças, que manifestaram autocontrole, coragem, aumento da autoestima, superação de desafios, elementos essenciais para o desenvolvimento na infância.
CONCLUSÃO: O projeto foi exitoso e seu modelo foi adotado por toda a rede de ensino do município, por comprovar que é possível desenvolver um trabalho transversal nas escolas com temas que envolvem a educação física e a educação ambiental.

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Biografia do Autor

Jéssica Karina Silva Ferreira, Secretaria de Educação de Viana

Licenciada em Educação Física pelo Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES)

Paula Cristina da Costa Silva, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Professora doutora do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo (CEFD/UFES)

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Publicado

14.12.2020

Como Citar

FERREIRA, J. K. S.; DA COSTA SILVA, P. C. Práticas corporais de aventura na natureza na educação infantil: um relato de experiência. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 3, p. 157–164, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p157. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23628. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Relato de Experiência