Self-esteem in practitioners of adventure sports

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p57

Keywords:

Self-esteem, Adventure Sports, Sport Psychology, Psychology Aspects, Nature

Abstract

BACKGROUND: In view of the current rise of adventure sports and the various psychological parameters related to these practices, it is necessary to study how these sports, and their inherent risk, are capable of awakening different sensations and how this could affect the self-esteem of its practitioners.
OBJECTIVE: This study aimed to evaluate the self-esteem indices in rafting, kayak, mountaineering and skydiving practitioners, evaluating the indexes, and analysing the correlations between the groups.
METHODS: For this, the profiles of 73 practitioners of adventure sports (rafting, kayak, mountaineering and skydiving) were analyzed using as an instrument the Rosenberg Self-Esteem Scale, in the version adapted by Hutz. The statistical test adopted was the Kruskal-Wallis, the normality of the data was tested using the Shapiro Wilk test, and all analyzes were performed using the Statistical Package for the Social Sciences program.
RESULTS: It was possible to verify the high self-esteem indices in all evaluated groups, especially skydivers, suggesting that adventure sports are capable of influencing the psychological well-being and mental health of their practitioners.
CONCLUSION: With these data, we can conclude that this study raises the question of psychological well-being through the practice of adventure sports, contributing to a better self-esteem and understanding of the aspects related to this portion of the population, which is still little studied.

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Author Biographies

Rosane Camila de Godoi, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Tecnóloga em Turismo, formou-se em bacharelado em Educação Física pela UNICAMP (2018). Ademais tem cursos específicos na área da saúde, reabilitação e treinamento. Participa ativamente no Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN). Fez parte do Programa de Apoio Didático na disciplina de Bioquímica, ministrada pelo Profº Daniel Martins de Souza, no Instituto de Biologia, em 2015. No mesmo ano, foi bolsista do Prof. Dr. Edivaldo Gois Jr. auxiliando-o na área de pesquisa sobre Higienismo e Educação Física. Atuou em projetos, patrocínio e marketing da empresa Júnior da Faculdade de Educação Física, a Tempo Lúdico (atual FEF-Júnior), em 2014. Em 2016 foi estagiária da Prof. Dra. Paula Teixeira Fernandes, coordenadora da Graduação da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. Em 2017 participou do projeto sobre o Amadorismo no Futebol, do Profº Sérgio Settani Giglio. Em 2018 foi bolsista do Laboratório MARGEM do departamento de Educação Física e Humanidades. Em 2019, no primeiro semestre, participou do Programa de Apoio Didático, na disciplina de Lazer e Sociedade orientada pela Profa. Dra. Silvia Franco do Amaral, do Departamento de Humanidades da FEF. Atualmente, participa do Programa de Apoio Didático, dessa vez na disciplina de Estudos Psicológicos do Esporte, orientada pela Profa. Dra. Paula Fernandes do Departamento de Biodinâmica do Movimento e cursa Licenciatura em Educação Física (UNICAMP).

Hélio Mamoru Yoshida, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Doutorando em Educação Física na Faculdade de Educação Física (FEF) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestre em Educação Física - FEF/UNICAMP. Possui licenciatura (2017) e bacharelado (2012) pela Faculdade de Educação Física - UNICAMP. Membro do Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN). Desenvolve projetos relacionados com Esporte e Aspectos Psicológicos, Neurociências e Psicologia do Esporte, além de projetos relacionados à Psicologia do Esporte e sua Interface com Doenças. É Educador em Atividades Físicoesportivas do Serviço Social do Comércio - SESC - SP.

Paula Teixeira Fernandes, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

Psicóloga formada em 1997 pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Tem Mestrado e Doutorado em Ciências Médicas - Neurociências, pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) - UNICAMP. Fez Pós-doutorado pela FCM-UNICAMP (Neurociências), em parceria com a University of South Carolina (EUA) na área de neuroimagem e reabilitação. Mais recente, fez estágio de Pós-doutorado na Universidade do Porto (Portugal) na área de envelhecimento e Psicologia do Esporte, em parceria com a FCM-UNICAMP. Professora Livre Docente do Departamento de Ciências do Esporte da Faculdade de Educação Física (FEF) da UNICAMP, na área de Psicologia do Esporte e Neurociências (graduação e pós-graduação). É também Professora e Membro Titular da Comissão de Pós-Graduação do Programa de Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas - FCM/UNICAMP. Coordena o Grupo de Estudos em Psicologia do Esporte e Neurociências (GEPEN). Trabalha com Psicologia do Esporte, Psicologia do Comportamento e Neurociências, atuando principalmente nas áreas relacionadas à: avaliação psicológica e cognitiva, qualidade de vida, depressão, ansiedade e neurociências. Atua também em parceria com a FCM UNICAMP nas seguintes áreas: Neurologia (Doença de Alzheimer e Comprometimento Cognitivo Leve, Epilepsia e AVC) e em doenças reumáticas, ressaltando a relação destas doenças com a atividade física. Atualmente, está como Coordenadora da Graduação da FEF/UNICAMP.

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Published

09-11-2020

How to Cite

DE GODOI, R. C.; YOSHIDA, H. M.; TEIXEIRA FERNANDES, P. Self-esteem in practitioners of adventure sports. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 3, p. 57–62, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p57. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23629. Acesso em: 17 jul. 2024.