Comparação do valor percebido de clientes e administradores sobre os serviços prestados em academias de ginástica

Autores

  • Vinicius Almeida Calesco Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Jorge Both Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina
  • Jeane Barcelos Soriano Universidade Estadual de Londrina (UEL), Londrina

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2013.v11.n1.p45

Palavras-chave:

Academias de Ginástica, Gestão Administrativa, Critérios Competitivos, Clientes, Gestores.

Resumo

O objetivo do trabalho foi de comparar o valor percebido da importância e desempenho das academias de ginástica na visão dos administradores e dos clientes. Participaram da amostra 123 indivíduos, sendo 108 clientes e 15 administradores de 10 academias da cidade de Londrina/Paraná. Para a coleta de aplicou-se um questionário que foi construído para esta investigação. Na análise estatística aplicou-se o teste Kolmogorov Smirnov, para verificar a distribuição normal dos dados, a qual não foi evidenciada. Assim, aplicou-se o teste Prova U de Mann-Whitney, considerando um nível de confiança de 95% (p<0,05). Os resultados demonstram que os clientes apresentam menores índices de importância nas questões comunicação entre profissionais da academia e os clientes (p=0,02), o trabalho em equipe dos profissionais da academia (p=0,03) e a valorização dos clientes antigos (p=0,03). Por fim, conclui-se que os administradores das academias superestimam a importância dos serviços prestados pelas academias de ginástica.

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Publicado

28.09.2013

Como Citar

CALESCO, V. A.; BOTH, J.; SORIANO, J. B. Comparação do valor percebido de clientes e administradores sobre os serviços prestados em academias de ginástica. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 11, n. 1, p. 45–55, 2013. DOI: 10.36453/2318-5104.2013.v11.n1.p45. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/8137. Acesso em: 29 mar. 2024.