Representações de estudantes ingressantes na ESEF/UFRGS sobre a formação inicial em Educação Física

Autores/as

  • Natacha da Silva Tavares Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre
  • Elisandro Schultz Wittizorecki Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre
  • Vicente Molina Neto Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2014.v12.n2.p39
Agencias de apoyo
cnpq, propesq ufrgs

Palabras clave:

Educação Física, Formação Inicial, Representações

Resumen

O presente estudo tem como objetivos identificar e compreender as representações sobre a formação inicial em Educação Física de estudantes ingressantes na Escola de Educação Física (ESEF) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A pesquisa foi realizada na Escola de Educação Física da UFRGS nos primeiros semestres de implantação de um novo currículo para o curso de EF. Trata-se de um estudo qualitativo descritivo. A coleta das informações foi feita através de entrevistas semiestruturadas realizadas com sete estu­dantes - selecionados a partir da representatividade tipológica através dos seguintes critérios: serem oriundos de diferentes redes de ensino (públicas e privadas); alguns matriculados no turno da manhã e outros no turno da tarde; alguns do sexo masculino e outros do sexo feminino; diferentes idades cronológicas e diferentes expec­tativas de atuação profissional - do curso de EF da ESEF/UFRGS, ingressantes no primeiro semestre de 2012. A análise dos dados deu-se por meio da identificação de unidades de significado e da construção de categorias de análise. O estudo permitiu compreender que os estudantes entrevistados apresentam diferentes representações sobre a formação inicial em EF, que possivelmente estão relacionadas às suas experiências anteriores ao ingresso no curso e as suas perspectivas de atuação. Há indícios de que alguns estudantes mantêm suas representações fixadas a esses aspectos enquanto outros ao iniciarem as disciplinas do primeiro semestre se permitiram recons­truir algumas representações.

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Publicado

18-12-2015

Cómo citar

TAVARES, N. da S.; WITTIZORECKI, E. S.; MOLINA NETO, V. Representações de estudantes ingressantes na ESEF/UFRGS sobre a formação inicial em Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 12, n. 2, p. 39–51, 2015. DOI: 10.36453/2318-5104.2014.v12.n2.p39. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/11007. Acesso em: 16 jul. 2024.