DETERMINAÇÃO DO VO’2 MÁXIMO PELO MÉTODO INDIRETO EM MULHERES DE 30 A 40 ANOS DE IDADE DO MUNICÍPIO DE BOA ESPERANÇA – PR

Autores/as

  • Ana Paula Gaspareli

Palabras clave:

Consumo, Oxigênio

Resumen

O estudo teve como objetivo verificar o desempenho aeróbico máximo em mulheres entre 30 e 40 anos de idade da cidade de Boa Esperança, Paraná. Sendo a amostra dividida em dois grupos, mulheres sedentárias e mulheres ativas. O grupo das ativas está subdividido em mulheres que fazem somente caminhada, outro em mulheres que fazem somente ginástica aeróbica e um terceiro grupo que fazem a caminhada e a ginástica aeróbica. Utilizamos a estatística descritiva com valores de média, desvio padrão e para comparação dos dois grupos utilizou-se o teste “t” para amostras independentes, com p<0,05. Com o trabalho verificou-se que os desempenhos das mulheres foram mais significativos no teste de caminhada (Rockport), discriminando os diferentes grupos (mulheres ativas e sedentárias). Já o teste sem esforço (TSE) não apresentou diferenças significativas estatisticamente para os diferentes grupos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

15-12-2008

Cómo citar

GASPARELI, A. P. DETERMINAÇÃO DO VO’2 MÁXIMO PELO MÉTODO INDIRETO EM MULHERES DE 30 A 40 ANOS DE IDADE DO MUNICÍPIO DE BOA ESPERANÇA – PR. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 6, n. 11, p. 14, 2008. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1741. Acesso em: 18 jul. 2024.

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.