Qualidade de vida, saúde e aderencia: 1ª Parte
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.1999.n1.p102Palabras clave:
Qualidade de vida, Aderência , Promoção da saúdeResumen
O estudo aborda a relação entre qualidade de vida, saúde e aderência ao exercício físico, destacando os fatores que influenciam positivamente e negativamente a prática de atividades físicas. Busca-se compreender como promover um estilo de vida saudável em diferentes contextos e populações. O texto explora diversos fatores que interferem na qualidade de vida, como a poluição ambiental, o estresse, o sedentarismo e doenças relacionadas ao estilo de vida, como obesidade e diabetes. A pesquisa destaca que a promoção da saúde mental e física depende de uma interação complexa entre fatores biológicos, psicológicos e sociais. Além disso, discute-se a importância da Educação Física na promoção de hábitos saudáveis e na prevenção de doenças. Evidências de estudos anteriores mostram que a prática regular de exercícios melhora o bem-estar, reduz níveis de ansiedade e aumenta a disposição física, especialmente em populações específicas como idosos. Também são mencionados desafios para aderência ao exercício, como falta de apoio social, condições econômicas e limitações físicas. A promoção da qualidade de vida requer estratégias abrangentes que integrem exercícios físicos com apoio social e mudanças no ambiente comunitário. Programas personalizados e de fácil acesso, aliados a intervenções educacionais, são essenciais para aumentar a adesão à prática de exercícios. A Educação Física se destaca como uma ferramenta poderosa para incentivar comportamentos saudáveis e melhorar a qualidade de vida.
Descargas
Citas
BENTO, J. O. Introdução ao tema desporto, saúde e bem-estar. In: BENTO, J.; MARQUES, A. Desporto, Saúde, Bem-estar. Porto: FCEDEF Universidade do Porto, 1988.
BUSKIRK, E. Obesidade. In: SKINNER, J. S. Prova de esforço e prescrição de exercícios para casos específicos. Rio de Janeiro: Revinter, 1991.
CONSTANTINO, J. M. Actividade física e saúde das populações. In: Anais Simpósio A Educação para a saúde: o papel da educação física na promoção de estilos de vida saudáveis. Lisboa, 1995.
HASKELL, W. Physical Activity in early and modern populations. 1988.
KING, A. C.; MARTIN, J. E. Aderência ao exercício. In: BLAIR, S. N.; et al. Prova de esforço e prescrição do exercício. Rio de Janeiro: Revinter, 1994.
MADUREIRA, A. S.; LIMA, S. M. T. Influência do treinamento físico no meio aquático para mulheres na terceira idade. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 3, n. 3, 1998.
NAHAS, M. V. Atividade física como fator de qualidade de vida. Artus, Revista de Educação Física e Desportos, v. 13, n. 1, 1997.
MATSUDO, S. M.; MATSUDO, V. K. R. Prescrição e benefícios da atividade física na terceira idade. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 8, n. 4, 1992.
OKUMA, S. S. Apostila no Simpósio de atividade física e saúde para idosos. 27º ENAF, Poços de Caldas, 1999.
SAMPAIO, D. A educação física na promoção da saúde mental. In: Anais Simpósio A Educação para a saúde: o papel da educação física na promoção de estilos de vida saudáveis. Lisboa, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.