Jogos competitivos e cooperativos: um estudo nas escolas municipais de Cascavel - PR
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2008.v7.i12.p33Palabras clave:
Cooperação, Competição, Jogos, Educação Física.Resumen
Este estudo foi relativo aos jogos ministrados por professores nas aulas de Educação Física nas 3ª e 4ª séries de nove escolas da rede pública, situadas na região sul do município de Cascavel/PR. O objetivo geral foi analisar se os jogos e brincadeiras ministradas por professores nas aulas de Educação Física em nove escolas da rede pública, eram competitivos, de transição ou cooperativos. Além disso, foi verificada a formação destes docentes e o conhecimento sobre os jogos cooperativos. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram a observação/descrição de aulas e entrevista semi-estruturada com questões relativas ao tema. Nas trinta aulas observadas, somente dois docentes utilizaram, em algum momento das aulas, jogos de caráter cooperativo. Nenhum docente utilizou jogos de transição e os demais utilizaram jogos competitivos, sendo que das 65 atividades observadas, 52 (80%) foram competitivas, demonstrando os valores que estão sendo repassados as crianças. É importante que os docentes compreendam a validade dos jogos na construção do relacionamento social por meio da vivência nas situações de liderança e de cooperação, no pensar em equipe e na busca de estratégias para a obtenção de objetivos comuns, deixando de lado a questão de que vencer é o mais importante.
Descargas
Citas
BETTI, M. Educação Física escolar: uma proposta de diretrizes pedagógicas. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 1, n. 1, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física/Ensino Fundamental. Rio de Janeiro, 1997.
BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: se o importante é competir, o fundamental é cooperar!. Santos: Projeto Cooperação, 1999.
BROTTO, F. O. Jogos cooperativos: o jogo e o esporte como um exercício de convivência. Santos: Projeto Cooperação, 2001.
HUIZINGA, J. Homo Ludens. Madrid: Alianza; Emecé, 1980.
NEVES, J. L. Pesquisa qualitativa: características, usos e possibilidades. Disponível em: http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/. Acesso em: 03 abr. 2007.
ORLICK, T. Vencendo a competição. São Paulo: Círculo do Livro, 1989.
RODRIGUES, D. A Educação Física perante a educação inclusiva: reflexões conceituais e metodológicas. Disponível em: http://www.sobama.org.br/. Acesso em: 15 mar. 2006.
SOLER, R. Jogos cooperativos para a educação infantil. Rio de Janeiro: Sprint, 2003.
VAGO, T. M.; SOUZA, E. S. A Educação Física e as diretrizes curriculares nacionais para o Ensino Fundamental. Presença Pedagógica. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 1999.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2008 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.