Fundamentos do processo ensino/aprendizagem dos esportes na escola
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i2.p137Palabras clave:
Esporte, Ensino/Aprendizagem, Formação precoce, Lúdico.Resumen
O objetivo deste ponto de vista é realizarmos uma reflexão quanto aos procedimentos fundamentais do processo ensino/aprendizagem dos esportes na escola, onde os professores da área da Educação Física utilizam este método de entretenimento de forma equivocada, utilizando-o como meio de competição e de formação precoce de futuros atletas, desvirtuando a utilização deste, neste período escolar, como lúdico.
Descargas
Citas
BOUCHARD, C.; SHEPHARD, R.; STEPHENS, T.; SUTTON, J.; McPHERSON, B. Exercise, Fitness and Health. Champaign: Human Kinetics, 1990.
CANFIELD, J. T. Estilos de ensino de Mosston. Santa Maria: UFSM, 1986. Apostilado.
COLL, C. Psicologia e currículo. 2. ed. São Paulo: Ática, 1997.
CORBIN, C. B.; FOX, K. Aptidão para toda a vida. Revista Aptidão Física e Saúde (Artigos traduzidos), v. 1, n. 1, p. 47-51, 1988.
EBEL, R. L. Essentials of educational measurement. New Jersey: Englewood Cliffs, 1977.
FERREIRA, V. L. C. Prática da educação física no 1° grau. São Paulo: Ibrasa, 1984.
LE BOULCH, J. Rumo a uma nova ciência do movimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
MARQUES, M. O. Na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: Unijuí, 1995.
RESENDE, J. R. Organização e administração no esporte. Rio de Janeiro: Sprint, 2000.
VAYER, P. A criança diante do mundo, na idade de aprendizagem escolar. 3. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.
XAVIER, T. Métodos de ensino em educação física. São Paulo: Manole, 1986.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2000 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.