Domínios motivacionais apresentados por mulheres com sobrepeso participantes de um projeto de exercícios físicos durante 45 dias
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2022.24215Palabras clave:
Motivação, Mulheres, Sobrepeso.Resumen
OBJETIVO: Identificar os domínios motivacionais que exercem influência para prática de exercício físico em mulheres com sobrepeso participantes de um programa de exercícios físicos sistematizados durante 45 dias.
MÉTODO: Participaram 26 mulheres adultas com sobrepeso, com idade de 35±4,83 anos, residentes na cidade de Catalão - GO. Foram incluídas mulheres que apresentaram uma participação assídua no referido projeto, durante 45 dias, com a frequência de cinco vezes/semana, durante uma hora. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se um roteiro de anamnese e o Inventário IMPRAF-126. Os dados foram analisados quantitativamente, mediante demonstração de gráficos, frequência relativa e absoluta.
RESULTADOS: Os domínios “Saúde”, “Estética” e “Prazer” motivaram “muitíssimo” as participantes a envolverem-se assiduamente no Programa de Exercícios Físicos. O domínio “Controle do Estresse” apresentou divergência de opiniões, contudo aliviar a angústia e a ansiedade motivaram “muitíssimo” as participantes a permanecer no programa. De outra parte, os domínios “Competitividade” e “Sociabilidade” foram apontados como elementos que causaram “pouquíssima” motivação na busca pelo programa.
CONCLUSÃO: Os domínios Saúde, Estética e Prazer representaram os reais domínios de motivação apresentados pelas mulheres com sobrepeso participantes do estudo, indicando a consciência das participantes em relação à importância dessas atividades para a promoção da saúde, melhora estética e ainda, houve prazer em realizá-las.
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