Comunidade de prática na formação e desenvolvimento profissional na educação física: uma metassíntese

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p117

Palabras clave:

Educação Física, Comunidade de prática, Formação e desenvolvimento profissional.

Resumen

INTRODUÇÃO: A aprendizagem e o desenvolvimento profissional em Educação Física ocorrem em diferentes contextos. Entre eles, as comunidades de prática são consideradas um contexto promissor, pois possibilitam a participação ativa, envolvendo os membros em um ambiente colaborativo onde o aprendizado e o desenvolvimento ocorrem com e através das relações pessoais.
OBJETIVO: Desse modo, o objetivo deste estudo foi realizar uma metassíntese a respeito dos fatores que influenciam o desenvolvimento e manutenção das comunidades de prática de professores e futuros professores de Educação Física.
MÉTODOS: A metassíntese é uma metodologia de revisão sistemática que sintetiza os resultados de estudos qualitativos em categorias. Os resultados dos estudos originais foram analisados e sintetizados a partir da análise de conteúdo. As categorias foram determinadas a priori: engajamento mútuo, empreendimento em conjunto e repertório compartilhado.
RESULTADOS: Os resultados dos 16 estudos selecionados nos indicam que as comunidades de prática na formação e no desenvolvimento profissional tem origem a partir das necessidades dos interessados. A negociação quanto ao tema ou conteúdo dos encontros ocorreram tanto no início quanto ao longo dos encontros. A comunidades de prática apresentaram diferentes objetivos: aprender a ensinar Educação Física, aprender a implementar modelos de ensino, elaborar um novo currículo, aprender a aplicar uma determinada abordagem de ensino e aperfeiçoar práticas de ensino. Já a manutenção ocorreu a partir das trocas de experiências profissionais e das relações pessoais informais em diferentes contextos: em redes sociais, no estágio obrigatório do curso de graduação, na disciplina do curso de graduação e encontro de grupos de professores. Vale destacar o papel do facilitador para que o repertório compartilhado fosse criado.
CONCLUSÃO: Em suma, as comunidades de prática se apresentam como um excelente contexto de aprendizagem e desenvolvimento profissional, já que as comunidades de prática investigadas parecem ter satisfeito as necessidades dos participantes.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 3. ed. Lisboa: Edições 70, 2016.

BERTRAM, R.; CULVER, D. M.; GILBERT, W. A university sport coach community of practice: Using a value creation framework to explore learning and social interactions. International Journal of Sports Science & Coaching, Teller Road, v. 12, n. 3, p. 287-302, 2017.

CALLARY, B.; WERTHNER, P.; TRUDEL, P. Exploring coaching actions based on developed values: A case study of a female hockey coach. International Journal of Lifelong Education, Nottingham, v. 32, n. 2, p. 209-29, 2013.

CARDOSO, I.; BATISTA, P.; GRAÇA, A. Narrativas acerca da formação de professores de educação física em contexto de prática supervisionada. Sociologia, Porto, v. 32, p. 125-45, 2016.

CULVER, D.; TRUDEL, P. Clarifying the concept of communities of practice in sport. International Journal of Sports Science & Coaching, Teller Road, v. 3, n. 1, p. 1-10, 2008.

DEGLAU, D.; O’SULLIVAN, M. The effects of a long-term professional development program on the beliefs and practices of experienced teachers. Journal of Teaching in Physical Education, Blacksburg, v. 25, n.4, p. 379-76, 2006.

EIRÍN-NEMIÑA, R. Las comunidades de aprendizaje como estrategia de desarrollo profesional de docentes de Educación física. Estudios Pedagógicos, Valdivia, v. 44, n. 1, p. 259-78, 2018.

ELLERY, A. E. L.; PONTES, R. J. S.; LOIOLA, F. A. Comunidade de prática enquanto modo coletivo de aprendizagem e desenvolvimento de práticas e saberes na estratégia saúde da família: um estudo teórico. Revista Brasileira em Promoção de Saúde, Fortaleza, v. 25, n. 2, p. 104-12, 2012.

FLORES, P. P.; SILVA CARAÇATO, Y. M.; ANVERSA, A. L. B.; SOLERA, B.; COSTA, L. C. A.; OLIVEIRA, A. A. B.; SOUZA, V. D. F. M. Formação inicial de professores de Educação Física: um olhar para o estágio curricular supervisionado. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 17, n. 1, p. 61-68, 2019.

GOMES, P. M. S.; ALVES, M.; QUEIRÓS, P.; BATISTA, P. Learning through practice: a study with physical education pre-service teachers. The Open Sports Sciences Journal, Sharjah, v. 7, n. 1, p. 121-32, 2014.

GOODYEAR, V. A.; CASEY, A. Innovation with change: developing a community of practice to help teachers move beyond the ‘honeymoon’ of pedagogical renovation. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 20, n. 2, p. 186-203, 2015.

GOODYEAR, V. A.; CASEY, A.; KIRK, D. Tweet me, message me, like me: Using social media to facilitate pedagogical change within an emerging community of practice. Sport, Education and Society, London, v. 19, n. 7, p. 927-43, 2014.

GOODYEAR, V. A.; PARKER, M.; CASEY, A. Social media and teacher professional learning communities. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 24, n. 5, p. 421-33, 2019.

HUNUK, D.; INCE, M. L.; TANNEHILL, D. Developing teachers’ health-related fitness knowledge through a community of practice: Impact on student learning. European Physical Education Review, Chester, v. 19, n. 1, p. 3-20, 2013.

HUNUK, D; TANNEHILL, D; INCE, M. L. Interaction patterns of physical education teachers in a professional learning community. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 24, n. 3, p. 301-17, 2019.

LAVE, J.; WENGER, E. Situated learning: Legitimate peripheral participation. Cambridge: Cambridge University Press, 1991.

LUGUETTI, C.; ARANDA, R.; NUÑEZ ENRIQUEZ, O.; OLIVER., K. L. Developing teachers’ pedagogical identities through a community of practice: Learning to sustain the use of a student-centered inquiry as curriculum approach. Sport, Education and Society, London, v. 24, n. 8, p. 1-12, 2018.

LUGUETTI, C.; GOODYEAR, V. A.; ANDRÉ, M. H. ‘That is like a 24 hours-day tournament!’: using social media to further an authentic sport experience within sport education. Sport, Education and Society, London, v. 24, n. 1, p. 78-91, 2019.

MacPHAIL, A.; PATTON, K.; PARKER, M.; TANNEHILL, D. Leading by example: Teacher educators’ professional learning through communities of practice. Quest, Cambridge, v. 66, n. 1, p. 39-56, 2014.

MARTIN, P. D. V. Multiscopic, análisis de una Comunidad de Práctica Virtual en Educación Física. Sportis, Valladolid, v. 3, n. 2, p. 388-403, 2017.

OLIVER, K. L.; LUGUETTI, C.; ARANDA, R.; NUÑEZ ENRIQUEZ, O.; RODRIGUEZ, A. ‘Where do I go from here?’: Learning to become activist teachers through a community of practice. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 23, n. 2, p. 150-65, 2018.

PARKER, M.; PATTON, K.; MADDEN, M.; SINCLAIR, C. From committee to community: The development and maintenance of a community of practice. Journal of Teaching in Physical Education, Blacksburg, v. 29, n. 4, p. 337-57, 2010.

PARKER, M.; PATTON, K.; TANNEHILL, D. Mapping the landscape of communities of practice as professional development in Irish physical education. Irish Educational Studies, Dublin, v. 31, n. 3, p. 311-27, 2012.

PATTON, K.; PARKER, M. Moving from ‘things to do on Monday’to student learning: physical education professional development facilitators’ views of success. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 19, n. 1, p. 60-75, 2014.

PATTON, K.; PARKER, M. Teacher education communities of practice: More than a culture of collaboration. Teaching and Teacher Education, Amsterdam, v. 67, p. 351-60, 2017.

PATTON, K; PARKER, M; PRATT, E. Meaningful learning in professional development: Teaching without telling. Journal of Teaching in Physical Education, Blacksburg, v. 32, n. 4, p. 441-59, 2013.

POEKERT, P. The pedagogy of facilitation: Teacher inquiry as professional development in a Florida elementary school. Professional Development in Education, Leeds, v. 37, n. 1, p. 19-38, 2011.

SANDELOWSKI, M.; BARROSO, J. Handbook for synthesizing qualitative research. Berlim: Springer, 2006.

TANNEHILL, D.; MacPHAIL, A. Teacher empowerment through engagement in a learning community in Ireland: Working across disadvantaged schools. Professional Development in Education, Leeds, v. 43, n. 3, p. 334-52, 2017.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

WENGER, E. Communities of practice: learning, meaning, and identity. New York: Cambridge University Press, 1998.

YOON, K.; ARMOUR, K. M. Mapping physical education teachers’ professional learning and impacts on pupil learning in a community of practice in South Korea. Physical Education and Sport Pedagogy, London, v. 22, n. 4, p. 427-44, 2017.

YOUNG, A.; MacPHAIL, A. ‘Standing on the periphery’ Cooperating teachers’ perceptions and responses to the role of supervision. European Physical Education Review, Chester, v. 21, n. 2, p. 222-37, 2015.

ZIMMER, L. Qualitative meta‐synthesis: a question of dialoguing with texts. Journal of Advanced Nursing, Hull, v. 53, n. 3, p. 311-8, 2006.

Publicado

17-11-2020

Cómo citar

RISTOW, L.; BACKES, A. F.; BIANCHESSI, D.; BRASIL, V. Z.; DA ROSA, R. S.; CARDOSO, J.; RAMOS, V. Comunidade de prática na formação e desenvolvimento profissional na educação física: uma metassíntese. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 3, p. 117–123, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n3.p117. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/25381. Acesso em: 17 jul. 2024.