Processos de produção do discurso midiático-esportivo: observando a cobertura jornalística dos Jogos Abertos de Santa Catarina - 2007
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2009.v8.i15.p9Palabras clave:
Jogos abertos, Esporte, Mídia, Jornalismo esportivo.Resumen
Este estudo objetivou compreender os processos e as condições de produção jornalística, tomando como objeto de estudo a cobertura da etapa final dos 47º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), realizada na cidade de Jaraguá do Sul, em 2007. Para tanto, realizamos uma observação participante e travamos diálogo com profissionais de televisão, rádio e jornal. Fizemos registros em diários de campo e fotografias, descrevendo e interpretando a estrutura espacial, o sistema dos objetos e a ação dos jornalistas em sua prática. Foi possível constatar que a produção da notícia esportiva se revela como um poder de fazer ver (e fazer crer) ao mesmo tempo que apresenta limitações estruturais (econômicas, organizacionais, culturais) que restringem o trabalho jornalístico, bem como dificultam a reflexão sistemática sobre a realização de tal trabalho.
Descargas
Citas
BETTI, M. A janela de vidro: esporte, televisão e educação física. Campinas: Papirus, 1998.
BOURDIEU, P. Sobre a televisão. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997a.
BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1997b.
BOURDIEU, P. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: EDUSP, 1998.
BOURDIEU, P. Meditações pascalianas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2001.
ESTADO DE SANTA CATARINA. Lei n.º 9.808, de 26 de dezembro de 1994. Cria o Sistema Desportivo Estadual de Santa Catarina. Disponível em: http://www3.sol.sc.gov.br/fesporte/paginasprincipais/framegeral.asp. Acesso em: 2 out. 2009.
GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar, 1989.
PIRES, G. L. Educação física e o discurso midiático: abordagem crítico-emancipatória. Ijuí: Unijuí, 2002.
PIRES, G. L. (Org.). Observatório da Mídia Esportiva: a cobertura dos Jogos Abertos de Santa Catarina. Florianópolis: Nova Letra, 2008.
SAHLINS, M. Ilhas de história. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
SAHLINS, M. Cultura e razão prática. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
SAHLINS, M. História e cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
SIMMEL, G. Philosophie de L'argent. Paris: Presses Universitaires, 1977.
SIMMEL, G. Questões fundamentais da sociologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
VAZ, A. F. Políticas públicas para o esporte e o lazer em Santa Catarina: reflexões e considerações. Revista da Educação Física, Maringá, v. 12, n. 1, 2001.
VIRILIO, P. Espaço crítico e as perspectivas do tempo real. Rio de Janeiro: 34, 1993.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.