A contextualização na educação física
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i2.p109Palavras-chave:
Contextualização, Educação Física, Conhecimento, Aprendizado e Projetos.Resumo
No presente artigo pretende-se abordar a questão da contextualização na Educação Física, cujo aprendizado dos conteúdos, articulados ao conhecimento científico, deverá estar próximo da vida pessoal do aluno e do mundo no qual ele transita. A contextualização possibilita que o educando encontre forma e sentido no que está aprendendo para aplicar em seu cotidiano, tendo assim uma aprendizagem significativa sem perder de vista novos saberes.
Downloads
Referências
ARISTÓTELES. Vida e Obra. In: OS PENSADORES (Coleção). São Paulo: Abril Cultural, 1973.
BASTIEN, C. Lês connaissantes de l'enfant à adulte. Paris: Colin, 1997.
BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Vitória: UFES, Centro de Educação Física e Desportos, 1997.
BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1992.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
CONFEF. Carta Brasileira de Educação Física. 2001.
DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998.
DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – ENSINO MÉDIO. Parecer nº 15.
FAZENDA, I. C. A Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. Rio de Janeiro: Scipione, 1994.
GARDNER, H. Inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 1994.
MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.
NOGUEIRA, N. R. Aprendizagem com projetos. São Paulo: Érica, 1998.
PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEF, 1999.
PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
PLATÃO. A República. Bauru: Edipro, 1998.
PLATÃO. Vida e Obra. In: OS PENSADORES (Coleção). São Paulo: Abril Cultural, 1973.
ROSSATO, A. A. Educação Física não é tudo, mas é 100%. Jacarezinho: Apostilado FAEFIJA, 1997.
TORRES, J. S. Globalização e Interdisciplinaridade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.