A contextualização na educação física

Autores

  • André Anderson Rossato Faculdade de Educação Física de Jacarezinho (FAEFIJA), Jacarezinho

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2001.v3.i2.p109

Palavras-chave:

Contextualização, Educação Física, Conhecimento, Aprendizado e Projetos.

Resumo

No presente artigo pretende-se abordar a questão da contextualização na Educação Física, cujo aprendizado dos conteúdos, articulados ao conhecimento científico, deverá estar próximo da vida pessoal do aluno e do mundo no qual ele transita. A contextualização possibilita que o educando encontre forma e sentido no que está aprendendo para aplicar em seu cotidiano, tendo assim uma aprendizagem significativa sem perder de vista novos saberes.

Downloads

Referências

ARISTÓTELES. Vida e Obra. In: OS PENSADORES (Coleção). São Paulo: Abril Cultural, 1973.

BASTIEN, C. Lês connaissantes de l'enfant à adulte. Paris: Colin, 1997.

BRACHT, V. Sociologia crítica do esporte: uma introdução. Vitória: UFES, Centro de Educação Física e Desportos, 1997.

BRANDÃO, C. R. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1992.

COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.

CONFEF. Carta Brasileira de Educação Física. 2001.

DELORS, J. Educação: um tesouro a descobrir. 3. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS – ENSINO MÉDIO. Parecer nº 15.

FAZENDA, I. C. A Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 1994.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro: teoria e prática da educação física. Rio de Janeiro: Scipione, 1994.

GARDNER, H. Inteligências múltiplas. Porto Alegre: Artmed, 1994.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

NOGUEIRA, N. R. Aprendizagem com projetos. São Paulo: Érica, 1998.

PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais. Educação Física / Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.

PCN. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio / Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC/SEF, 1999.

PERRENOUD, P. Construir as Competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

PLATÃO. A República. Bauru: Edipro, 1998.

PLATÃO. Vida e Obra. In: OS PENSADORES (Coleção). São Paulo: Abril Cultural, 1973.

ROSSATO, A. A. Educação Física não é tudo, mas é 100%. Jacarezinho: Apostilado FAEFIJA, 1997.

TORRES, J. S. Globalização e Interdisciplinaridade. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Downloads

Publicado

01.01.2000

Como Citar

ROSSATO, A. A. A contextualização na educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 3, n. 2, p. 109–126, 2000. DOI: 10.36453/cefe.2001.v3.i2.p109. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1829. Acesso em: 22 abr. 2025.