MAPEAMENTO DAS CAUSAS DE ABSENTEÍSMO DE UMA EMPRESA DE CALL CENTER EM SÃO PAULO

Autores

  • Luciano Ferreira da SILVA
  • Alan Tadeu de MORAES
  • Eline Dias MOREIRA

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.10323

Palavras-chave:

Absenteísmo, Call Center, Telemarketing, Qualidade de Vida.

Resumo


O tema central deste artigo é sobre às causas de afastamento em uma empresa de Call Center em São Paulo, com objetivo de encontrar o porquê dos funcionários se ausentarem das atividades laborais. Deste modo, buscou-se descrever o ambiente organizacional de uma empresa de Call Center e apresentar causas que levam ao afastamento e faltas. Para esta tarefa foi indispensável realizar o levantamento de dados com uma abordagem de pesquisa do tipo quantitativa por meio do lançamento dos dados que foram obtidos da empresa. Estes dados permitiram mensurar o percentual de absenteísmo e as causas mais frequentes, dimensionando assim a realidade do sujeito de pesquisa dentro do período apurado. Este estudo apresentou não somente as causas dos afastamentos, como também comparou o número de funcionários faltosos com a quantidade de desligamentos. Outra informação relevante obtida com as análises permitiu sinalizar em qual turno da empresa teve maior incidência de faltas e atrasos, trazendo a oportunidade da empresa de intervir em sua estrutura gerencial, propiciando maior qualidade de vida para seus empregados e consequentemente reduzindo o percentual de absenteísmo. 

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Publicado

11-12-2015

Como Citar

SILVA, L. F. da; MORAES, A. T. de; MOREIRA, E. D. MAPEAMENTO DAS CAUSAS DE ABSENTEÍSMO DE UMA EMPRESA DE CALL CENTER EM SÃO PAULO. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 202–227, 2015. DOI: 10.48075/revistacsp.v14i27.10323. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/10323. Acesso em: 21 out. 2021.

Edição

Seção

Artigos