NORMAS ÉTICAS – DISCIPLINARES DA PROFISSÃO CONTÁBIL: UMA INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UBERLÂNDIA

Autores

  • Cinara Núbia Silva
  • Diane Rossi Maximiano Reina
  • Silvio Freitas da Silva
  • Donizete Reina

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.10541

Resumo

O profissional contábil, no decorrer dos anos, vem recebendo críticas decorrentes de seu comportamento frente a dilemas éticos, e por vezes o contador é rotulado como um trabalhador que não se preocupa com os preceitos éticos. Defronte esses fatos, podemos destacar a relevância dos estudantes de Contabilidade terem na grade curricular a disciplina de Ética, além de discussões interdisciplinares sobre o tema. O presente estudo teve como principal objetivo identificar a percepção dos alunos do curso de Ciências Contábeis das instituições de ensino superior de Uberlândia a respeito das normas ético-disciplinares que regulam a profissão contábil. Esta pesquisa caracteriza-se como descritiva e a coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário, cujos dados foram tratados de forma qualitativa. A amostra foi composta por 284 discentes vinculados a 4 instituições de ensino superior. Dentre os achados, destaca-se a deficiência da abordagem das normas ético-disciplinares ao longo do curso de Ciências Contábeis, apesar do estudo demonstrar que o conhecimento dos discentes a respeito do assunto é razoável. Pode-se destacar a percepção dos alunos acerca da importância das normas éticas e sua utilidade para o exercício da profissão contábil. Constata-se com a pesquisa que os alunos possuem conhecimento superficial em relação às normas ético-disciplinares, ressaltando maior deficiência quanto ao reconhecimento da independência profissional, princípio estabelecido pelo Código de Ética Profissional, e também quanto à penalidade aplicável às infrações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

11-12-2015

Como Citar

SILVA, C. N.; REINA, D. R. M.; DA SILVA, S. F.; REINA, D. NORMAS ÉTICAS – DISCIPLINARES DA PROFISSÃO CONTÁBIL: UMA INVESTIGAÇÃO DA PERCEPÇÃO DOS ACADÊMICOS EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DE UBERLÂNDIA. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 178–201, 2015. DOI: 10.48075/revistacsp.v14i27.10541. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/10541. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos