AUTOGESTÃO E PARCERIA NO ASSOCIATIVISMO: Um Estudo de Caso na Associação de Potencialização de Espaços Comerciais

Autores

  • Débora Tazinasso de Oliveira
  • Jocilaine Mezomo

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v14i27.11288

Palavras-chave:

Autogestão, Associativismo, Parcerias

Resumo

Diante da constante mudança no cenário competitivo empresarial, torna-se necessário criar alternativas de sobrevivência, uma delas é a união de forças na busca de objetivos em comum por meio do associativismo. Os resultados dessa parceria tendem a beneficiar todos que participam, porém, para maior efetividade, é importante que haja interação dos membros na gestão. Nesse contexto, o presente artigo busca evidenciar características de autogestão e parceria na Associação de Potencialização de Espaços Comerciais - APEC, criada para dar continuidade ao projeto do SEBRAE, em Francisco Beltrão-PR, que visava fomentar espaços comerciais em parceria com os empresários. Trata-se de um estudo de caso, que teve como instrumentos de coleta de dados: a pesquisa documental; a entrevista, com parte dos membros da Diretoria Executiva da APEC; e o questionário, aplicados aos associados. O período da pesquisa foi de 41 dias, ocorrendo entre 01/10/2013 a 10/11/2013. Evidenciou-se indícios de que os conceitos propostos estão sendo praticados, entretanto, com algumas falhas. Em relação à autogestão, há falta de participação e comprometimento de parte dos associados nas tomadas de decisões e ações propostas, e em relação à parceria, ocorre certa falta de afinidade e flexibilidade entre os membros. 

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Publicado

11-12-2015

Como Citar

TAZINASSO DE OLIVEIRA, D.; MEZOMO, J. AUTOGESTÃO E PARCERIA NO ASSOCIATIVISMO: Um Estudo de Caso na Associação de Potencialização de Espaços Comerciais. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 108–132, 2015. DOI: 10.48075/revistacsp.v14i27.11288. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/11288. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos