ONDE ESTÁ O ÍNDIO KAINGANG NO SUDOESTE DO PARANÁ?
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v17i32.13088Palavras-chave:
Índio, Kaingang, populações indígenas.Resumo
Trata-se de um estudo qualitativo com observação direta que teve como objetivo identificar a presença e a articulação dos indígenas Kaingang do Sudoeste do Paraná fora das Terras Indígenas (TI’s). A pesquisa foi realizada na Terra Indígena Mangueirinha, por ser a mais populosa e estar mais próxima dos pólos de desenvolvimento da mesorregião, utilizando a técnica de roteiro de perguntas abertas e diário de campo. Constatou-se que os indígenas sentem-se desvalorizados pela sociedade envolvente, e que as principais atividades desenvolvidas por eles na região são como funcionários nas empresas, no comércio, nas escolas e nas prefeituras, e como estudantes de curso superior nas faculdades e universidades. O fato de as TI’s manterem uma relação de troca sociopolítica, especialmente quando se trata da mesma etnia, faz-nos crer que os resultados evidenciados por este estudo na TI Mangueirinha se reproduzem nas demais. Deste modo, pode-se dizer que o índio Kaingang está presente nas áreas econômicas e educacionais do Sudoeste do Paraná, contribuindo com o seu desenvolvimento e beneficiando-se dele para o próprio desenvolvimento Kaingang.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.