A Produção de Ideologias Políticas Segundo Max Weber

Autores

  • José Otacílio da Silva

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v5i8.1431

Palavras-chave:

ideologia, ideologia política, Max Weber

Resumo

Diante dos perigos que as ideologias - enquanto sistemas de idéias que visam explicar o mundo social - particularmente, diante dos perigos que as ideologias políticas podem oferecer para a vida social - servir de justificativas para atrocidades cometidas por políticos “irresponsáveis”, no sentido weberiano do termo – o presente estudo teve o objetivo de analisar como Max Weber concebe o processo de produção de ideologias. Nas análises, pôde-se observar certas ambigüidades no pensamento
do autor: às vezes, ele tem o “carisma” de determinadas pessoas como condição necessária e suficiente para a produção de ideologias; às vezes ele considera que certos condicionamentos sociais interferem não só na capacidade criadora das pessoas carismáticas, mas também no processo de difusão das visões de mundo. O artigo pode demonstrar que, no pensamento de Weber, uma ideologia - produzida sob a inspiração de “dons sobrenatural” ou por condicionamentos sociais - jamais poderia assumir o caráter de uma verdade absoluta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

01-01-2000

Como Citar

DA SILVA, J. O. A Produção de Ideologias Políticas Segundo Max Weber. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 5, n. 8, p. p. 71–84, 2000. DOI: 10.48075/revistacsp.v5i8.1431. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/1431. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos