Indústria automobilística paranaense de 2002/2005: a concentração do mercado

Autores

  • Cleusa Costa
  • Eliamar Maciel da Rosa

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v6i10.157

Palavras-chave:

Veículos, Vendas, Concentração de mercado.

Resumo


O mercado de veículos automotores novos movimenta a economia nacional, demonstrando também grande crescimento no Estado do Paraná. O trabalho procura entender como estão as vendas das indústrias automobilísticas instaladas no Brasil, o qual analisa a concentração de mercado, bem como os mecanismos utilizados pelas montadoras para aumentar as vendas e, conseqüentemente, os lucros. São estudados dados econométricos semestrais, encontrados em sites especializados de veículos para análise do grau de concentração (CR4) e Índice Herfindahl Hirschmamnn (HH), calculados com base na participação das montadoras. As vendas de cada indústria representam o grau de investimento e sua consolidação perante o mercado estudado.

Downloads

Publicado

13-08-2008

Como Citar

COSTA, C.; DA ROSA, E. M. Indústria automobilística paranaense de 2002/2005: a concentração do mercado. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 6, n. 10, p. p. 37–48, 2008. DOI: 10.48075/revistacsp.v6i10.157. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/157. Acesso em: 13 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos