Representações sociais de construtivismo entre professores alfabetizadores

Autores

  • Laêda Bezerra Machado

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v6i10.162

Palavras-chave:

Professor, Construtivismo, Representações Sociais.

Resumo

Este artigo identifica representações sociais de construtivismo de professores da cidade do Recife. Empregando-se a técnica de entrevista exploratória, procurou-se delinear o campo de representação de construtivismo numa amostra composta por trinta professores. Os resultados revelam uma representação social de construtivismo centrada em: respeito ao universo sócio-cultural do aluno e mudança no papel do professor frente ao processo ensino aprendizagem, que assume o papel de mediador. Trata-se de um discurso apenas ancorado, pois os professores apontam a necessidade de misturar as duas abordagens (construtivista e tradicional) como solução para obter êxito na prática docente. Conclui-se que as práticas formadoras devem partir das representações sociais desses profissionais.

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Publicado

13-08-2008

Como Citar

MACHADO, L. B. Representações sociais de construtivismo entre professores alfabetizadores. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 6, n. 10, p. p. 111–121, 2008. DOI: 10.48075/revistacsp.v6i10.162. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/162. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos