O ARCABOUÇO TEÓRICO E METODOLÓGICO DAS TEORIAS ECONÔMICAS NEOCLÁSSICA E INSTITUCIONALISTAS: uma abordagem comparativa introdutória

Autores

  • Sérgio Lopes UNIOESTE-Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v17i32.16965
Agências de fomento

Palavras-chave:

Corrente neoclássica. Enfoques institucionalistas. Metodologia Econômica.

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar o arcabouço teórico e metodológico da corrente neoclássica e dos enfoques institucionalistas, compreender como cada uma dessas correntes teóricas explicam o comportamento dos agentes econômicos e o funcionamento da economia e como cada uma incorpora as instituições na análise do processo de crescimento econômico. Para o estudo, foi realizada uma investigação em obras de referências teóricas de autores expertos sobre o tema e as correntes selecionadas são, além da corrente neoclássica, a do Antigo Institucionalismo, a dos Neo-Institucionalistas e da Nova Economia Institucional. No artigo, são caracterizados os pressupostos fundamentais de cada uma das abordagens selecionadas e destacados os pontos de convergência e divergência entre as diferentes vertentes institucionalistas e em relação à corrente convencional. Como resultado teórico, espera-se contribuir para o debate sobre a importância das teorias institucionalistas na análise do funcionamento da economia e do crescimento econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Lopes, UNIOESTE-Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduacao em Ciencias Economicas; Mestrado em Historia Cemporanea; Colegiado de Ciencias Econômicas - Economia

Downloads

Publicado

28-06-2018

Como Citar

LOPES, S. O ARCABOUÇO TEÓRICO E METODOLÓGICO DAS TEORIAS ECONÔMICAS NEOCLÁSSICA E INSTITUCIONALISTAS: uma abordagem comparativa introdutória. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 17, n. 32, p. 122 a 145, 2018. DOI: 10.48075/revistacsp.v17i32.16965. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/16965. Acesso em: 25 abr. 2024.