FATORES DE ABSENTEÍSMO LABORAL E DE INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE: UM ESTUDO EM ÍNDUSTRIAS DO RAMO METAL MECÂNICO - FACTORS OF LABOR ABSENTISM AND ROTATIONAL INTENTION: A STUDY IN INDUSTRIES OF THE MECHANICAL METAL BRANCH

Autores

  • Daiane Schaffer Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Adriane Fabricio Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Linéia Carneiro Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)
  • Liane Beatriz Rotili Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i37.17176
Agências de fomento

Palavras-chave:

absenteísmo laboral, intenção de rotatividade, satisfação, bem estar.

Resumo

Caracterizam-se como absenteísmo as faltas ou atrasos não programados e a rotatividade é o movimento de entrada e saída de funcionários do quadro efetivo de determinada organização (SILVEIRA, 2011), este estudo tem o objetivo de analisar quais os fatores de absenteísmo são mais relevantes segundo a percepção dos funcionários de indústrias do ramo metal mecânico e a intenção de rotatividade dos mesmos. Metodologicamente, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem quantitativa e a técnica de coleta de dados é do tipo survey, foram aplicados os instrumentos: escala de fatores de absenteísmo laboral (EFAL) e a escala de intenção de rotatividade (EIR), ambos da autora Siqueira (2014). Os resultados evidenciaram que os fatores que mais influenciam o absenteísmo na visão dos funcionários são: baixa remuneração, os turnos de trabalho, cansaço e falta de tempo para atividades de formação continuada. Quanto à intenção de rotatividade, esta foi considerada baixa, já que os funcionários praticamente não elaboram planos para se desligar da empresa. A partir disso, foram apresentadas sugestões de melhorias quanto às escalas e controles dos horários, medidas punitivas para o absenteísmo, adequação e melhorias na remuneração. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daiane Schaffer, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Bacharel em Administração (UNIJUI)

 

Adriane Fabricio, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Doutoranda em Administração (UFSM)

Mestre em Engenharia de Produção (UFSM)

Professora da UNIJUI

 

Linéia Carneiro, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Mestranda em Desenvolvimento Regional (UNIJUI)

Bolsista Prosup/Capes

 

Liane Beatriz Rotili, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUI)

Mestranda em Desenvolvimento Regional (UNIJUI)

Bolsista Prosup/Capes

 

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

SCHAFFER, D.; FABRICIO, A.; CARNEIRO, L.; ROTILI, L. B. FATORES DE ABSENTEÍSMO LABORAL E DE INTENÇÃO DE ROTATIVIDADE: UM ESTUDO EM ÍNDUSTRIAS DO RAMO METAL MECÂNICO - FACTORS OF LABOR ABSENTISM AND ROTATIONAL INTENTION: A STUDY IN INDUSTRIES OF THE MECHANICAL METAL BRANCH. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 37, p. 22–38, 2020. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i37.17176. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/17176. Acesso em: 24 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos