INTEGRAÇÃO LATINO-AMERICANA: UMA REFLEXÃO SOBRE O MERCOSUL E SEUS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v17i33.18570Palavras-chave:
Mercosul, integração econômica, indicadores, sociedade, economiaResumo
Este artigo objetiva analisar o fluxo comercial e os indicadores sociais e econômicos dos países membros do Mercosul, tendo como aporte teórico a integração econômica dos países do Cone Sul. Os dados foram coletados na Comisión Económica para a América Latina y El Caribe – CEPAL – Bases de datos Departmento de integración y Comércio Internacional em base a Trade Map e no World Bank. Foram calculadas taxas geométrica de crescimento e a média do intercâmbio comercial das exportações e importações, em milhões de dólares, do Brasil para o mundo e para os países membros do Mercosul. Os resultados sugerem que o Mercosul aumentou o fluxo comercial entre os países membros e houve melhoras de alguns indicadores sociais e econômicos, mas de forma desigual.
Downloads
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.