Intenções Podem Salvar Vidas? Motivações e Dificuldades de Potenciais Doadores de Sangue À Luz Do Marketing Social
DOI:
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v17i33.18704Palavras-chave:
Doação de sangue. Comportamento do Doador. Marketing social.Resumo
O cenário da doação de sangue no Brasil é marcado pela oferta abaixo dos padrões considerados ideias pela Organização Mundial da Saúde, levando em conta que aproximadamente 1,78% da população é doadora de sangue, sendo o índice ideal variando entre 3% e 5% da população. No país, por volta de 40% dos doadores estão na faixa etária entre 18 e 29, configurando uma parte expressiva da população. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender as principais motivações de jovens que tem intenção de doar sangue, mas que nunca doaram, investigar as possíveis questões que dificultam a doação de sangue entre jovens e identificar possíveis motivadores para que se tornem doadores. Metodologicamente optou-se por utilizar uma pesquisa qualitativa através de técnica projetiva e entrevistas individuais de roteiro semiaberto com 19 jovens entre 18 e 29 anos. Como resultado da análise identificou-se que: os entrevistados justificam sua intenção como uma real possibilidade de salvar vidas; que não sentem pressão para doar por conta de pessoas próximas, apesar de alguns reconhecerem poder influenciar outras pessoas e; alguns são impossibilitados de doar sangue, principalmente por questões de saúde, entretanto, os outros parecem apenas não se mobilizar para doar por questões diversas já abordadas em outros estudos. O principal ponto de motivação identificado seria o da influência dos grupos de referência para fomentar o comportamento de doador. Isto sugere que ações de marketing social para doação de sangue podem ser bem-sucedidas se focadas em incentivar doadores a servirem de referência para potenciais doadores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.