A Sociologia e sua trajetória acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Perícias Forenses

Autores

  • Danielle Xavier de Santana Silva UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO
  • Maria do Socorro Orestes Cardoso UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i36.19053
Agências de fomento

Palavras-chave:

Pós-Graduação, Ensino, Perícias Forenses, Sociologia, Trajetória Acadêmica.

Resumo

Neste artigo é apresentada a atividade pioneira do primeiro Programa de Pós-Graduação Mestrado em Perícias Forenses do Brasil na Universidade de Pernambuco. Com início na Área da Odontologia, em 2016 mediante pedido, a CAPES efetuou a mudança do Programa de Mestrado para a Área Interdisciplinar e, com isso, permitiu a inserção de outros campos de conhecimentos aos estudos acadêmicos periciais. Desta forma, saberes e atores se entrecruzam e se complementam em suas diferentes áreas do conhecimento. Pretende este artigo, apresentar a trajetória acadêmica inédita da área da Sociologia dentro do primeiro programa de Perícias Forenses do Brasil, através da participação do projeto de pesquisa intitulado “O Suicídio e suas relações com a Sociologia”, da primeira cientista social da turma. O desenho adotado neste estudo compreendeu a experiência agregadora e dinâmica dos cursos de Pós-Graduação Interdisciplinar, especial a Sociologia, está enquanto ciência impulsionadora capaz de permitir um olhar holístico ao campo das Ciências Forenses em seus termos investigativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danielle Xavier de Santana Silva, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Cientista Social - Universidade Federal de Pernambuco - Brasil
Especialista em Gestão de Programas e Projetos Sociais - Universidade Católica de Pernambuco - Brasil
Aluna do Mestrado em Pericias Forenses - Universidade de Pernambuco - Brasil

Maria do Socorro Orestes Cardoso, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO

Docente do Mestrado Interdisciplinar em Perícias Forense da Universidade de Pernambuco (UPE) – PE; Doutora e Mestra em Odontologia pela Universidade de Pernambuco (UPE) – PE; Graduada em Psicologia e Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) – PE. Orienta estudos na linha de pesquisa violência e suicídio

Downloads

Publicado

07-04-2020

Como Citar

SANTANA SILVA, D. X. de; CARDOSO, M. do S. O. A Sociologia e sua trajetória acadêmica no Programa de Pós-Graduação em Perícias Forenses. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 26 a 37, 2020. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i36.19053. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/19053. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos