MALDIÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS, AMAZÔNIA E DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL
DOI :
https://doi.org/10.48075/revistacsp.v18i35.19522Mots-clés :
Instituições, Crescimento Econômico, Exportações, Sustentabilidade,Résumé
A maldição dos recursos naturais é uma alegoria que visa explicar a capacidade limitada do mercado e do governo em aproveitar a abundância de recursos naturais para aumentar a capacidade produtiva e a qualidade de vida da sociedade. Sendo a Amazônia uma extensa área com enorme montante de recursos naturais que historicamente basearam seu desenvolvimento econômico, tem-se como o objetivo deste trabalho estudar a relação entre o desenvolvimento socioeconômico na Amazônia e a extração de recursos naturais. A partir da ótica da Nova Economia Institucional (NEI), verificou-se que a abundância de recursos naturais limitou o desenvolvimento socioeconômico amazônico por orientar a formação de instituições que não promoveram a utilização racional de tais recursos. Entretanto, foi possível perceber que tal regra não foi válida para toda a Amazônia e nem para todos os setores produtivos. Alternativas de autogestão ou de setores altamente modernizados como a soja buscam desconstruir este paradigma.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.