NEOLIBERALISMO, EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES E BUROCRACIA

PODER, CONTROLE E ALIENAÇÃO NA SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v21i40.20381
Agências de fomento

Resumo

Este ensaio teórico tem como objeto a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) e sua estrutura burocrática. Ao fazer um resgate histórico do contexto político e econômico, nacional e internacional, que culminaram na criação da EBSERH, desenvolve uma reflexão a partir do surgimento da ideologia neoliberal, sua imposição aos países latino-americanos e seus efeitos na economia brasileira, o trabalho volta-se para as implicações que esta ideologia teve no SUS, através de uma Reforma Gerencial que flexibilizou a gestão dos serviços de saúde. Por fim, discute-se a estrutura burocrática da EBSERH a partir das contribuições teóricas de Prestes Motta, a partir de seus componentes: poder, controle e alienação. Por fim, ao realizar um paralelo entre a análise de Prestes Motta e o modelo de gestão proposto pela EBSERH, constata-se que a mesma é poder, controle e alienação, uma vez que subjacente ao discurso desburocratizador, produtivista e gerencialista, jaz uma estrutura de dominação ainda mais burocratizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Martins Nunes, Universidade do Porto (FEP/UP)

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), Formação complementada por intercâmbio internacional em 2015 na School of Business - MacEwan University, Edmonton, Canada com bolsa obtida através do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e Especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). É mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (2018), com ênfase em Produção e Desenvolvimento. Atualmente é aluna no Doutoramento em Gestão na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP/UP), na área de Recursos Humanos e Organizações, com previsão de conclusão para 2022. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) em 2010. Desenvolve pesquisas na área de administração, administração da produção, gestão hospitalar e gestão universitária. É proficiente em inglês (com um escore de 110 no TOEFL) e possui conhecimento intermediário em francês. Atuou como servidora técnico-administrativa no Centro Socioeconômico da Universidade Federal de Santa Catarina entre 2011 e 2018.

Downloads

Publicado

15-12-2022

Como Citar

NUNES, P. M. NEOLIBERALISMO, EMPRESA BRASILEIRA DE SERVIÇOS HOSPITALARES E BUROCRACIA: PODER, CONTROLE E ALIENAÇÃO NA SAÚDE. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 21, n. 40, p. 189–207, 2022. DOI: 10.48075/revistacsp.v21i40.20381. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/20381. Acesso em: 15 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos