Sustentabilidade e Desenvolvimento Social: o caso de uma microempresa de serviços eletrônicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v18i35.22101
Agências de fomento

Palavras-chave:

Lixo eletrônico, Microcrédito, Sustentabilidade, Microempreendedor.

Resumo

O presente relato tecnológico tem como objetivo principal demonstrar o prejuízo ambiental causado pelo descarte de lixo eletrônico de um microempreendedor individual que atua na reparação de aparelhos celulares e computadores, formalizado através do aporte de uma linha de microcrédito orientado. Para isso, foi empregada a ferramenta do Modelo de Negócios Canvas para avaliação do empreendimento em sua informalidade, os demais dados foram coletados através de observação direta e entrevista semiestruturada com o empreendedor já formalizado. Tem-se o microcrédito como uma ferramenta de combate à pobreza e fomento de micro empreendimentos. Na análise dos resultados obtidos, observou-se que o financiamento auxiliou o empreendedor a recolher seu lixo eletrônico e destinar a uma empresa competente, também ficando responsável pela destinação do lixo eletrônico de outras duas empresas as quais possuía um relacionamento durante sua informalidade, parte do lixo produzido pelas empresas era descartado de maneira irregular. As principais contribuições do estudo estão relacionadas a produção de lixo eletrônico por empreendedores informais e também a relação do microcrédito com a sustentabilidade através da destinação correta do lixo eletrônico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Fernando Viante, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Mestrando pela PPGADM Mestrado Profissional em Administração

Silvio Roberto Stefano, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Pós-Doutor em Administração pela Univali (2013-2014). Possui Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (2008), Mestrado em Administração pela PPGA UEM/UEL (2002). Atualmente é professor Associado da Universidade Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO. Docente do Mestrado Profissional em Administração da UNICENTRO - PPGADM. Bolsista Produtividade Fundação Araucária.

Zoraide da Fonseca Costa, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro

Possui graduação em Ciências Econômicas - Faculdades Integrada de Botucatu (1999), mestrado em Agronomia (Energia na Agricultura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007) e doutorado em Energia na Agricultura pela Faculdade de Ciências Agronômicas (2009). Atualmente é professor do programa de pós graduação de ADM da Universidade Estadual do Centro Oeste do Paraná.

Downloads

Publicado

30-07-2019

Como Citar

VIANTE, M. F.; STEFANO, S. R.; COSTA, Z. da F. Sustentabilidade e Desenvolvimento Social: o caso de uma microempresa de serviços eletrônicos. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 102–120, 2019. DOI: 10.48075/revistacsp.v18i35.22101. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/22101. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos