GESTÃO DE RECURSOS HIDRICOS EM CENÁRIO DE CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL: EFEITOS NAS MICROEMPRESAS

Autores

  • TAKESHY TACHIZAWA UNIFACCAMP
  • SAULO ONOFRE INSTITUTO FEDERAL SÃO PAULO
  • DJAIR PICCHIAI FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS
  • LUCIEL OLIVEIRA PUC MINAS

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i36.23358
Agências de fomento

Palavras-chave:

Consorcio de municípios, Central de serviços compartilhados, indicadores de produtividade hídrica, indicadores de eficiência hídrica, micro e pequenas empresas.

Resumo

A regulamentação do Consórcio Intermunicipal do Vale do Ribeira na gestão dos recursos hídricos da região do Vale do Ribeira, provocaram efeitos socioambientais que mereceram reflexões ora consolidada neste artigo. Como objetivo central foi proposto o desenvolvimento de indicadores socioambientais para monitoramento das ações do Consórcio, no contexto dos recursos hídricos, como dos insumos produtivos das MPEs. Foi proposto também a realização de: a) inventariar as MPEs da região, levando em conta seu segmento de atuação e analisando os efeitos da implementação do consórcio intermunicipal, no uso da água como recurso hídrico; b)  planejar a implementação de uma central de serviços, para desenvolvimento de serviços compartilhados em infraestrutura, em função das necessidades percebidas junto aos gestores das MPEs pesquisadas (serviços socioambientais, tecnologias da informação, educação ambiental e afins). Na pesquisa foi utilizado o método grounded theory.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

TAKESHY TACHIZAWA, UNIFACCAMP

DOUTORADO E MESTRADO ADMINISTRAÇÃO

SAULO ONOFRE, INSTITUTO FEDERAL SÃO PAULO

DEPARTAMENTO ENGENHARIA

DJAIR PICCHIAI, FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS

DOUTORADO ADMINISTRAÇÃO

LUCIEL OLIVEIRA, PUC MINAS

MESTRADO ADMINISTRAÇÃO

Downloads

Publicado

07-04-2020

Como Citar

TACHIZAWA, T.; ONOFRE, S.; PICCHIAI, D.; OLIVEIRA, L. GESTÃO DE RECURSOS HIDRICOS EM CENÁRIO DE CONSÓRCIO INTERMUNICIPAL: EFEITOS NAS MICROEMPRESAS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 36, p. 100 a 127, 2020. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i36.23358. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/23358. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos