PERCEPÇÃO DOS MAGISTRADOS DE SANTA CATARINA COM RELAÇÃO À EMISSÃO DOS LAUDOS CONTÁBEIS - PERCEPTION OF SANTA CATARINA MAGISTRATES AS TO THE RELATION OF EMISSION ACCOUTING REPORTS

Autores

  • Renée Bejamini Unioeste - PPGDRS

DOI:

https://doi.org/10.48075/revistacsp.v19i37.23406
Agências de fomento

Palavras-chave:

Perito. Perícia Contábil. Laudo Pericial. Magistrados.

Resumo

Este estudo objetiva verificar a percepção dos magistrados de Santa Catarina com relação à emissão dos laudos contábeis pelos profissionais da área, com o intuito de recomendar o trabalho do perito. A pesquisa se caracteriza como descritiva, em forma de questionário por meio de levantamento, com abordagem quantitativa do problema. O estudo foi realizado com uma amostra intencional de respondentes escolhidos a partir dos objetivos do estudo, sendo identificada e selecionada em dois grupos, o primeiro, com uma população de 14 coordenadorias da Associação dos Magistrados Catarinenses, e o segundo, composto por uma população de 13 cidades da região do oeste de Santa Catarina, gerando no total 25 respondentes. A partir das análises desenvolvidas pode-se verificar que os peritos devem dar uma atenção especial ao uso dos termos técnicos e, também ao prazo de entrega do laudo pericial, às dificuldades técnicas com maior relevância encontradas na pesquisa. Além de dominar a sua área de atuação, o perito deve trocar mais informações com sua equipe e manter um bom convívio com ela para obter um trabalho de qualidade. Na pesquisa foi possível verificar que os magistrados se encontram de maneira geral satisfeitos com o trabalho do perito. Pode-se concluir que o laudo pericial contábil é de grande relevância para a decisão final do juízo e conforme a análise desenvolvida neste estudo, este está atingindo o objetivo final, que é auxiliar o poder judiciário em suas manifestações de maneira clara e de confiabilidade nos dados apresentados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renée Bejamini, Unioeste - PPGDRS

 

Downloads

Publicado

21-12-2020

Como Citar

BEJAMINI, R. PERCEPÇÃO DOS MAGISTRADOS DE SANTA CATARINA COM RELAÇÃO À EMISSÃO DOS LAUDOS CONTÁBEIS - PERCEPTION OF SANTA CATARINA MAGISTRATES AS TO THE RELATION OF EMISSION ACCOUTING REPORTS. Revista Ciências Sociais em Perspectiva, [S. l.], v. 19, n. 37, p. 58–84, 2020. DOI: 10.48075/revistacsp.v19i37.23406. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/ccsaemperspectiva/article/view/23406. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos